18/10/2018 às 09h22min - Atualizada em 18/10/2018 às 09h22min

Trem descarrila na Lapa e derrama cerca de 90 mil litros de etanol no solo, diz Defesa Civil.

Local fica próximo ao Rio Capivari; equipes do IAP foram ao local para verificar possíveis danos ambientais.

G1 Paraná

Um trem com dez vagões descarrilou e tombou na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Defesa Civil, três vagões derramaram cerca de 90 mil litros de etanol no solo, atingindo aproximadamente 600 metros quadrados. Ninguém ficou ferido.

O local do descarrilamento fica próximo ao Rio Capivari, e o acidente aconteceu na madrugada de segunda-feira (15). A equipe do IAP disse que só foi avisada do acidente na terça-feira (16).

Nesta quarta (17), técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foram ao local para avaliar possíveis danos ambientais. De acordo com o IAP, por conta da chuva, não foi possível avaliar se o líquido atingiu o Rio Capivari.

Técnicos acompanharam a remoção do líquido vazado, e foi realizada uma bacia de contenção. Diferentemente do informado pela Defesa Civil, a estimativa do IAP é a de que o volume vazado foi de, aproximadamente, 60 mil litros de álcool.

A empresa Rumo Logística, responsável pelo trem, disse que fez ações de contenção do líquido e reparação de danos ambientais com escavações e lonas para reter o líquido. A empresa também afirmou que colocou uma tubulação para sugar o produto derramado.

"A empresa responsável pelo trem foi notificada e medidas administrativas deverão ser tomadas por ela, respeitando a legislação ambiental, para contenção, minimização e reparação do dano ambiental", diz trecho da nota divulgada pelo IAP.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »