06/06/2017 às 08h22min - Atualizada em 06/06/2017 às 08h22min

Audiência pública inicia Pró Rural em Ribeirão Claro

Programa fará regularização fundiária de propriedades dos bairros Ruvina, Água da Mula e Três Corações

Diógenes Gonçalves

Uma audiência pública com a presença de autoridades, produtores rurais e representantes do Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG) deu início ao projeto Pró Rural em Ribeirão Claro. O objetivo é regularizar a situação de propriedades que pertencem a produtores familiares e facilitar o acesso a programas como o Pronaf. Os próximos compromissos serão atendimentos aos agricultores, com análise de documentação e orientações individualizadas que acontecem entre os dias 20 e 22 desse mês, no Salão Nobre da prefeitura.

A reunião contou com a presença do prefeito Mario Augusto Pereira, do vice-prefeito e secretário de Agricultura, João Carlos Bonato, da primeira-dama e secretária de Educação e Cultura, Ana Maria Molini, da presidente da Câmara Municipal, Eliana Cortez, do diretor presidente do ITCG, Amílcar Cavalcante Cabral, do escritório regional da SEAB, Fernando Emanuel Gonçalves Vieira, do gerente regional da Emater, Maurício Castro Alves, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Toninho do Sindicato, secretários municipais e servidores da prefeitura.

O objetivo da audiência foi apresentar o programa Pró Rural, as formas de regularização disponíveis para cada caso, os passos que serão seguidos até a conclusão e responder as dúvidas dos proprietários. O vídeo da palestra pode ser acompanhado na íntegra na Fan Page da prefeitura no Facebook, ou pelo link https://www.facebook.com/402283119886773/videos/1321732227941853/.

A palestra ministrada pelo presidente do ITCG, Amílcar Cavalcanti Cabral, abordou temas como opções de regularização fundiárias, detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelo instituto em várias regiões do Paraná e os benefícios do Pró Rural para os produtores rurais. "Esta é a primeira vez que o governo do estado está investindo em regularização de terras devolutas e particulares com custo zero para os proprietários", explicou. "No próximo encontro, a partir do dia 20 desse mês, todos devem levar documentação pessoal e do imóvel", completou.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Agricultura, João Carlos Bonato, a regularização será importante para o acesso a programas de incentivo governamentais como o Pronaf. "Essa é uma das nossas preocupações para retribuir a confiança depositada em nós", disse.

De acordo com o prefeito Mario Augusto Pereira, apoiou o trabalho iniciado pelo ITCG e descreveu outros esforços feitos pela atual administração para atender os produtores rurais do município. "A regularização é importante para ter a posse da propriedade, além do direito a ela", afirmou. "Com relação às estradas rurais, não estamos parados e vamos atender todos os agricultores de Ribeirão Claro", encerrou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »