26/09/2018 às 09h04min - Atualizada em 26/09/2018 às 09h04min

Conselheiro Mairinck ministra palestra sobre prevenção do suicídio e valorização da vida

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
Tendo em vista a importância da Campanha Setembro Amarelo que alerta sobre a prevenção do suicídio, o município de Conselheiro Mairinck realizou uma palestra voltada ao assunto.
Ministrada pelo Dr. Ramiro Lopes Pereira, médico psiquiatra, a palestra teve início às 19h00 e reuniu um grande número de pessoas no Salão Jackes Ogg, no calçadão. O tema abordado vem de encontro com a necessidade de conscientização, prevenção ao suicídio e valorização à vida, um assunto ainda pouco expandido, porém de interesse geral.
A Campanha Setembro Amarelo foi criada no intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, um prática que normalmente é motivada por depressão e/ou transtornos psiquiátricos, mesmo com tantos casos notórios e os números que crescem a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.
O Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o diálogo e prevenir o suicídio. 90% dos suicídios poderiam ser evitado com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. Cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio. 4,8% deles já elaboraram um plano para isso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »