25/09/2018 às 15h53min - Atualizada em 25/09/2018 às 15h53min

10 dicas de como usar tapete na decoração

Para não errar no tamanho, combinar estilos e formas, e apostar no modelo ideal para quem tem pet

casavogue.globo.com – Mariana Conte
Projeto da arquiteta Anna Loyola (Foto: Julia Ribeiro)
O tapete é um acessório cheio de utilidades: pode dar mais personalidade e aconchego, definir ambientes, melhorar a acústica e a sensação térmica de uma casa. Mas existem alguns segredinhos para não errar na hora de usá-lo. Confira, a seguir, dicas de profissionais para decorar com tapetes:
 
Tamanho
Para definir o tamanho dos tapetes é preciso se basear na medida dos mobiliários e dos cômodos. "Quando ele está sendo usado para definir um ambiente, deve ficar de 15 cm a 20 cm maior que a área que está demarcando", sugere Ana Rozenblit, arquiteta do Spaço Interior. Abaixo do sofá, ele deve entrar cerca de 10 cm, mas se o móvel for encostar na parede, pode ser um pouco mais. No caso de poltronas, é ideal que a peça fique inteira sobre o tapete. Para salas de jantar, é preciso calcular o espaço necessário para manejo da cadeira sem que ela enrosque na peça.
 
Definir ambientes
 

Milena Niemeyer projeto2 (Foto: Raphael Briest)

Milena Niemeyer projeto2 (Foto: Raphael Briest)


Projeto de Milena Niemeyer (Foto: Raphael Briest)
 
Em espaços conectados, uma tendência dos apartamentos integrados, é possível usar o acessório para demarcar ambientes. Uma peça pode definir a área da sala de jantar enquanto outra determina o estar, por exemplo.
 
Como combinar
Para coordenar os tapetes em ambientes integrados, é mais indicado que uma peça tenha mais personalidade, enquanto a outra siga um estilo mais neutro. Vale lembrar que os tapetes podem funcionar como uma base neutra para o décor ou como ponto focal.
 
Sobreposição
Sobrepor duas peças pode criar um visual diferente e a escolha delas depende muito do estilo da decoração e dos moradores. "É uma tendência utilizada desde os tempos do carpete, quando o tapete vinha por cima. Não há muitas regras, mas para acertar, aposte em uma peça mais básica, de tom mais neutro ou fibra natural, e ouse no tapete que vai por cima", orienta o arquiteto Tide Junqueira, do Weiss Arquitetura.
 
Peludos
Opte por usar esse modelo em áreas íntimas, como quarto ou sala de TV. Em espaços de alto tráfego os tapetes peludos não são indicados, pois retém muito pó e se deterioram mais rapidamente.
 
Redondo
Eles são mais difíceis de usar, já que não é fácil distribuir os móveis sobre tapetes redondos – o ideal é que ele englobe todo o mobiliário. Em espaços enxutos, vale combinar pequenas peças sem a necessidade de estarem centralizadas, criando um conceito com os acessórios.
 
Na parede
 

Tapeçaria na decoração: inspire-se com estes 10 ambientes (Foto: Divulgação)

Tapeçaria na decoração: inspire-se com estes 10 ambientes (Foto: Divulgação)


Ambiente criado pela marca HKliving (Foto: Divulgação)
 
A tapeçaria na parede virou sucesso absoluto nas redes sociais e nas feiras de design manual, e é a aposta máxima para decorar a casa, resgatando o ancestral de diferentes formas e estilos. É ideal para quem quer dar um toque mais artesanal ao décor.
 
Pets
 

Jovem e descontraído: um apartamento zen rock 'n' roll (Foto: Renato Navarro)

Jovem e descontraído: um apartamento zen rock 'n' roll (Foto: Renato Navarro)


Projeto do escritório TEJ Interiores (Foto: Renato Navarro)
 
Quem tem pet em casa deve se preocupar com a limpeza dos tapetes. Por isso, vale investir em peças mais resistentes e sintéticas, que possam ser molhadas.
 
Sem escorregar
Para deixar o tapete fixo ao chão e evitar acidentes, vale colocar um feltro embaixo ou forros que melhoram a aderência da peça ao chão. Há também fitas dupla face especiais para tecidos que podem ser muito úteis em ambientes de alto tráfego.
 
Cuidados
A indicação dos profissionais é que os tapetes sejam levados em lugares especializados para limpeza. Mas é importante fazer a manutenção com certa regularidade, a cada seis meses ou um ano, para que a sujeira não impregne.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »