19/09/2018 às 10h07min - Atualizada em 19/09/2018 às 10h07min

Passarela danificada na PR-445 terá que passar por perícia.

Parte da estrutura foi derrubada em acidente de trânsito no início de setembro.

Bonde

Interditada desde o início de setembro, a passarela da PR-445 que teve parte da estrutura comprometida após um carro colidir contra coluna de concreto não tem data para ser reparada e terá que passar por perícia. A nova passarela, que fica em frente ao Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), ainda não estava totalmente finalizada, porém pedestres já conseguiam usá-la. Engenheiro do DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná) fez uma vistoria dias após a batida e apontou que mesmo com o estrago, a rodovia poderia receber trânsito, pois não havia risco de queda. 

Tráfego de veículos no trecho da passarela foi liberado após vistoria de engenheiro do DER comprovar que estrutura não oferece riscos

Um trecho de cerca de 300 metros da PR-445 chegou a ficar bloqueado até a vistoria do engenheiro. Com o impacto do batida, que resultou na morte do motorista de 25 anos, dois pilares de concreto que sustentavam a passarela foram derrubados e outro apresentou grande rachadura. Segundo o superintendente regional do DER, Sergio Selvatici, será preciso contratar um perito para uma verificação mais detalhada da estrutura. "A vistoria do engenheiro constatou o problema somente no local da pancada. Vamos contratar um perito que vai nos fornecer um laudo para que possamos refazer a passarela", explicou. 

Sem estipular prazo para que seja recuperada, Selvatici ponderou que por se tratar de pode público, os trâmites são mais demorados e o tempo varia. "Estamos entrando em contato com empresas especializadas em cálculo estrutural e convidando para apresentarem orçamento. A que tiver o menor valor será contratada para fornecer laudo", elencou. "Depois da empresa acertada, ela terá que fazer as lajes, que são pré-moldadas, e tem período de 30 dias para 'curar' para poder liberar", acrescentou. 

O valor gasto na construção da passarela foi de cerca de R$ 600 mil. O diretor regional do DER projetou que os reparos na estrutura que teve parte derrubada custem aproximadamente R$ 100 mil. Ele garantiu que há verba para isso. Além da armação em frente ao Iapar, a PR-445 também tem duas outras novas passarelas. Uma está localizada em frente ao terminal do Acapulco, na zona sul de Londrina, e a outra foi levantada no jardim Silvino, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina). 

A previsão é que ambas sejam concluídas até o final de setembro. "A passarela do Acapulco está pronta, faltando somente as defensas metálicas. A do Silvino está faltando acerto da rampa de entrada e defensas metálicas. Como são detalhes, a população já está transitando por elas e não tem nada que possa oferecer risco ou causar acidentes, pois estão cercadas."


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