18/09/2018 às 11h36min - Atualizada em 18/09/2018 às 11h36min

Siqueira Campos terá junta comercial e beneficiará empresas locais e regionais.

Há muitos anos empresários de todos os portes querem um escritório da Junta Comercial do Paraná em Siqueira Campos,  e desta vez vai acontecer. O anuncio foi feito pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Siqueira Campos, Genesis Machado. “O escritório da Junta Comercial em Siqueira Campos, vai dar agilidade e diminuir os custos dos empresários que precisam dos serviços do escritório e foi com esse argumento que  convencemos o presidente da Junta Comercial do Paraná, o Ardisson Naim Akel a liberar esse escritório para Soqueira Campos. Não posso deixar de lembrar e agradecer o deputado Estadual Thiago Amaral, foi ele foi fundamental nesse processo, ele esteve presente pessoalmente em todas as reuniões e conversas e deu todo o apoio para nós, o prefeito Fabiano Lopes Bueno, que também vai ceder um funcionário de carreira para trabalhar no Escritório da Junta.  “ disse Genesis Machado
Se reuniram na segunda-feira (10), Genesis Machado, deputado Thiago Amaral e o presidente Ardisson Naim Akel, onde ficou definido que o novo escritório de Siqueira Campos  funcionará antes do final do ano. “Vamos dar agilidade nos procedimentos,  queremos que essa parceria se concretize o mais rápido possível, queremos ajudar e melhorar a vida os nosso empresários. “ disse Ardisson.

O deputado Thiago Amaral, argumentou que o escritório da Junta em Siqueira Campos, também vai beneficiar os município da região. “Os empresários através de seus contadores vão contar com o serviço mais perto, e assim evitar gasto de dinheiro, tempo e menos risco na estrada, todos tendem a ganhar.


Parceria

Para que o escritório da junta comercial funcione em Siqueira Campos, esta sendo feito uma parceria entre a Acisc, Associação Comercial e Empresarial de Siqueira Campos, que vai disponibilizar o local, ou seja, uma sala, e um funcionário e a prefeitura que vai ceder um funcionário de carreira que vai ser treinado para trabalhar na Junta.


O que é a Junta Comercial

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) é a autarquia responsável pelo registro e cadastramento de empresas no Estado. Dessa maneira, é o órgão que analisa a documentação que dá personalidade jurídica às empresas para que possam atuar legalmente dentro de determinado segmento. Cabem à Jucepar o controle e o encaminhamento dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas que funcionam no Paraná.

Criada em 1892 pela Lei estadual n°32 de 2 de julho daquele ano, a Jucepar atualmente é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e está tecnicamente integrada com o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Possui receita própria independente do Tesouro Geral do Estado.
 
Além de garantir a existência legal das empresas, a Junta Comercial do Paraná também assegura o exercício normal da atividade dos agentes auxiliares do Registro de Empresas como os leiloeiros, tradutores públicos e armazéns gerais.


Agilidade, desburocratização e transparência

Com a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), em 2007, ficou mais fácil abrir ou fechar uma empresa no Brasil. No Paraná, a partir deste momento, a Jucepar se tornou a responsável pela integração dos sistemas de todas as instituições de registro (Receita Federal, Receita Estadual, Prefeituras) e licenciamento (Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde etc.) das quais o empresário precisa para desempenhar suas atividades.
Para garantir a integração dos sistemas das diferentes instituições, através da Redesim, a Jucepar criou o programa Empresa Fácil Paraná, o canal dos empresários paranaenses para qualquer movimentação de registro de empresas. Fácil, rápido e sem complicações.

Isso transformou a Junta Comercial na porta única de entrada de dados para a formalização de uma empresa no Estado, não sendo mais necessário fazer o protocolo em vários órgãos. Esta integração economiza tempo e recursos, pois o solicitante pode acompanhar pela internet todas as etapas, inclusive as avaliações de outros órgãos reguladores e licenciadores. O tempo para abertura, alteração ou fechamento de empresas foi reduzido com a integração na Redesim. Em alguns casos, requerer ou cancelar um registro empresarial leva apenas três dias úteis (conforme o segmento e as autorizações necessárias). Para empresas consideradas de “baixo risco” o registro pode ser feito em algumas horas.
 
A Jucepar criou um programa de treinamento permanente, a Academia Empresa Fácil, para explicar o funcionamento do programa Empresa Fácil Paraná. As aulas são ministradas por uma equipe de profissionais da Jucepar que percorre cidades de todo o Estado, além de estarem disponíveis para download no site da Junta e em entidades contábeis, como Sescap, Fecopar e CRC.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »