18/07/2017 às 13h46min - Atualizada em 18/07/2017 às 13h46min

Musculação com peso livre ou nos aparelhos? Descubra o que é mais eficiente

Treinador Gustavo Luz explica as vantagens das duas maneiras de trabalhar os músculos na academia e te ajuda a avaliar o que será melhor para você. Confira

Emilia Kuster
O que é melhor, malhar com peso ou nos aparelhos? Essa questão aparece na cabeça de muita gente, principalmente daqueles que estão começando a malhar agora. Quando você começa a procurar informações sobre musculação, percebe que detalhes podem fazer a diferença. Os exercícios de musculação podem ser feitos de duas maneiras: em aparelhos ou com peso livre (geralmente halteres). Na maioria das academias, você pode malhar ou mesclar as duas formas. Independentemente da sua escolha, o mais importante é manter a postura correta na hora do treino, por isso vale avaliar qual é a melhor maneira de treinar, baseado nos seus objetivos.
 
As vantagens de treinar nos aparelhos
1. Geralmente são exercícios mais indicados para os iniciantes, pois, nesse primeiro momento, são uma espécie de guia, facilitando a realização do movimento correto.
 
2. Quando existe um suporte fixo, você pode colocar uma carga maior com menos risco de lesão.
 
3. Os aparelhos, em sua maioria, centralizam o esforço em único grupamento muscular, poupando os músculos acessórios (que auxiliam no movimento de outro músculo), permitindo que mais repetições sejam realizadas.
 
As vantagens de treinar com pesos livres
1. Os exercícios podem ser realizados em casa ou quando você está viajando por exemplo. Isso pode ser o diferencial, no caso de você não gostar de frequentar o ambiente da academia.
 
2. É possível trabalhar uma maior amplitude em alguns movimentos, o que pode fazer com que você trabalhe fibras musculares que não são solicitadas nos aparelhos.
 
3. Devido a uma maior solicitação muscular (dos músculos acessórios, inclusive) para estabilizar e manter a postura correta, você pode acabar queimando algumas calorias a mais durante o treino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »