17/09/2018 às 12h46min - Atualizada em 17/09/2018 às 12h46min

Todos os anos mais de 150 mil pessoas participam da Festa ao Bom Jesus da Cana Verde em Siqueira Campos

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
A população siqueirense se reúne todos os anos para a Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde que é uma das maiores festas religiosas do Paraná.  As novenas em louvor ao Bom Jesus começam geralmente no dia 28 de julho. Turistas e romeiros comparecem anualmente para prestigiar a festa e agradecer pelos milagres alcançados,mais de 150 mil pessoas passam pelo local. Em 2013 houve a proibição de vendas de bebidas alcoólicas nas dependências da festa, e segundo dados não afetou o andamento do grande evento, este ano a proibição continua valendo.

Histórico
Desde 1934 o município realiza anualmente a iniciativa escolhendo a data de seis de agosto como o dia oficial do Santo. No começo, tinha participação apenas da população local e a organização dos festejos era feita por pequeno grupo de voluntários católicos nas dependências da própria Igreja Matriz.
 Com a propagação dos milagres e graças alcançadas pelos fervorosos fiéis do Bom Jesus, os turistas em forma de pequenas romarias começaram a marcar presença anualmente no período da festa, fator que levou a Igreja a construir um santuário próprio para veneração do santo, na parte alta da cidade ocupando uma área de 28 mil metros quadrados e que foi inaugurado em 1975.
A história verdadeira da origem da imagem do Santo esculpida em madeira de cedro, ninguém sabe ao certo. Muitas versões existem referentes ao seu aparecimento, algumas fundamentadas em investigações históricas atribuem aos trabalhos do próprio Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) ou então de algum discípulo seu. Por um Decreto do Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Tadei, assinado em primeiro de março de 1934, Siqueira Campos recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »