18/07/2017 às 12h02min - Atualizada em 18/07/2017 às 12h02min

Geada deve atingir toda a zona cafeeira do Paraná

AEN
Ilustrativa
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas na madrugada desta quarta-feira (19) em toda a zona cafeeira paranaense, que abrange as regiões do Norte Pioneiro, Norte, Noroeste e parte do Oeste do Estado. Informações são do serviço Alerta Geada, mantido até o fim do inverno para auxiliar produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas.
A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. Nos dois casos – lavouras novas e viveiros – a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afaste e cesse o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro e depois retirada com as mãos.
A possibilidade de geadas continua para os próximos dias. Os cafeicultores devem acompanhar atentamente as previsões meteorológicas. Informações atualizadas
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »