18/07/2017 às 10h46min - Atualizada em 18/07/2017 às 10h46min

Cueva completa marca impressionante que expõe má fase pelo São Paulo

Principal nome do Tricolor do Morumbi na última temporada, camisa 10 completa quatro meses sem marcar gols pela equipe. Peruano marcou pela última vez em 18 de março, pelo Campeonato Paulista

Gazeta Press
Maurício Rummens/Foto Arena
Assim como o time, Christian Cueva vive má fase. Neste 18 de julho, o meia peruano completa quatro meses sem marcar gols pelo São Paulo. Coincidentemente, a queda de rendimento da equipe tricolor acompanhou a do camisa 10, que sob o comando de Dorival Júnior tenta recuperar o bom futebol.
A última vez em que Cueva balançou as redes adversárias foi no empate por 1 a 1 com o Ituano, em 18 de março, no Morumbi, pela nona rodada do Campeonato Paulista. Desde então, não contribuiu nem sequer com assistências.
O declínio começou após sofrer uma lesão na coxa em 29 de março, quando defendia a seleção peruana contra o Uruguai nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Antes de parar no departamento médico tricolor, o jogador de 25 anos havia marcado sete gols e dado quatro assistências em 11 jogos na temporada 2017.
Nas 15 partidas seguintes, porém, não conseguiu contribuir nem com gols, nem com passes decisivos. Nesse período, o Tricolor amargou eliminações no Paulista, Copa do Brasil e Sul-Americana, além de ter começado mal o Campeonato Brasileiro, do qual é o 18º colocado, com 12 pontos ganhos 14 rodadas, ocupando a zona de rebaixamento.
Após a demissão de Rogério Ceni, Pintado assumiu o comando interino do time do Morumbi. Com o ex-auxiliar, o meia seria reserva no clássico contra o Santos no dia 9 de julho, na Vila Belmiro. Nessa condição, o camisa 10 não aceitou viajar com a delegação para a cidade litorânea, o que foi confirmado por Pintado mais tarde.
Além da queda de rendimento e do atrito com o ex-auxiliar, outro fator contribuiu para deixar o momento de Cueva ainda mais conturbado: uma possível proposta da Europa. Um representante dos três principais clubes da Turquia (Galatasaray, Fenerbahce e Besiktas) sinalizou que poderia enviar uma oferta pelo jogador, o que, segundo a diretoria tricolor, ainda não aconteceu.
Em meio a esse turbilhão de dificuldades, Christian Cueva começou a ser questionado até pela torcida são-paulina, que antes o tinha como candidato a ídolo. Em pleno Morumbi, foi vaiado ao ser substituído após fraca atuação diante do lanterna Atlético-GO, na última quinta-feira, apesar de ter participado do primeiro gol tricolor no empate por 2 a 2 ao cobrar falta no travessão, com o rebote sendo aproveitado por Lucas Pratto.
No momento, ele tenta se reabilitar com a ajuda de Dorival Júnior, apresentado no último dia 10. O novo comandante procura motivá-lo no decorrer dos treinos, com elogios e cobranças. Mesmo em má fase, Cueva não perdeu o status de titular do técnico recém-chegado, mas foi substituído tanto contra o Atlético-GO quando diante da Chapecoense.
A próxima oportunidade de dar uma resposta ao torcedor é o confronto com o Vasco, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Morumbi, pela 15ª rodada do Brasileirão. “Espero que ele readquira sua condição. É um jogador importante, e não tenho dúvidas de que ele vai nos ajudar”, afirmou Dorival, referindo-se ao seu camisa 10.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »