12/09/2018 às 13h29min - Atualizada em 12/09/2018 às 13h29min

Câmara dos Deputados traz exposição sobre as primeiras escritoras do Brasil

Mostra resgata história de mulheres que lutaram pelo direito de manifestarem suas ideias no século 19

Da Redação - ND
Agência Câmara Notícias
A Câmara do Deputados abre hoje a exposição “As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil”. A mostra traz a história de mulheres que lutaram pelo direito de manifestarem suas ideias e de verem seus trabalhos reconhecidos pela família, pelos escritores contemporâneos, pelo público e pela crítica. A maioria nasceu no Brasil e publicou na imprensa nacional no século 19.

O título da exposição faz alusão ao periódico “A Mensageira: revista literária dedicada à mulher brazileira”, que circulou em São Paulo no final do século 19. A Mensageira, O Sexo Feminino, O Jornal das Senhoras e A Família, entre outros jornais destinados às mulheres nos anos 1800, incentivaram a produção de autoria feminina e despertaram, sob um feminismo iniciante, a consciência das mulheres para a necessidade de conquistarem direitos relativos à educação, à profissionalização, à sexualidade, ao divórcio e ao voto.

A mostra faz parte da série “Histórias não contadas”, que resgata a memória de personalidades e fatos históricos que foram desprezados e omitidos pela história oficial.

A exposição poderá ser conferida, de segunda a sexta, das 9h às 17h, até 9 de outubro, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. A entrada é franca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »