11/09/2018 às 15h21min - Atualizada em 11/09/2018 às 15h21min

Itaipu faz testes com carro movido a gás.

Taroba News

A Usina de Itaipu faz testes com o novo Audi A5 Sportback g-tron ,projetado de fábrica pada funcionar com gás como combustível principal. O centro internacional de energias renováveis - biogás participa diretamente do projeto. Este carro foi lançado recentemente no mercado europeu e é um marco de inovação importante pelo uso exclusivo de recursos renováveis na sua produção.

O carro tem  quase 5 metros de comprimento e 1,84 de largura. Pesa mil 650 quilos, motor dianteiro 2.0, 4 Cilindros em linha, 16 válvulas com duplo sistema de injeção, turbo, movido a biometano e gasolina. A autonomia é de 850 quilômetros com 22 metros cúbicos de gás e 25 litros de gasolina. Primeiro o veículo usa apenas o biometano como combustível, só depois de esgotado o gás é que o motor passa a gasolina, se não for reabastecido antes novamente com gás. Os testes à biometano são uma ação pioneira no brasil conduzida pela Itaipu e Cibiogás. O centro é uma instituição especializada em consultoria , compartilhamento do conhecimento e análises de laboratório em energias renováveis com ênfase no biogás. A usina já conta com 80 veículos rodando movidos a biogás que é produzido no país.

O veículo por enquanto foi lançado na Europa, custa algo em torno de 260 mil reais. Estes são os primeiros testes com carro com essa tecnologia de fábrica conduzidos pela Itaipu e Cibiogás. É preciso pensar no meio ambiente, reduzir os poluentes e emissão de gases tóxicos a atmosfera.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »