31/08/2018 às 10h53min - Atualizada em 31/08/2018 às 10h53min

Explosão fere gravemente zeladora e destrói cozinha de igreja em Ponta Grossa.

Situação ocorreu na manhã desta sexta-feira (31). Bombeiros desconfiam que vítima acendeu luz em cômodo onde vazava gás.

G1 Paraná

Uma zeladora teve ferimentos graves em uma explosão na cozinha da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no Parque Nossa Senhora das Graças, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta sexta-feira (31).

O Corpo de Bombeiros estima que a mulher tenha em torno de 60 anos. A vítima foi levada para o Pronto-Socorro Municipal (PSM) com ferimentos externos e internos.

Com a explosão, o forro e o telhado do cômodo ficaram completamente destruídos; o vidro de todas as janelas estilhaçou; as lâmpadas e a fiação elétrica caíram; e uma das portas estourou.

A cozinha foi construída atrás da igreja e é usada para fazer café e pães caseiros, vendidos no local. Ali, havia três botijões, que ficaram intactos.

O estouro aconteceu no momento em que a zelora chegou para trabalhar, pouco antes das 7h. De acordo com os bombeiros, o gás estava vazando e a explosão ocorreu, provavelmente, quando ela acendeu a luz.

Uma perícia deve ser feita para descobrir o que realmente aconteceu.

"A gente constatou que houve uma explosão ambiental devido à concentração de GLP [gás de cozinha]. Provavelmente, deve ter havido foi uma vazão desse gás e, quando essa senhora veio fazer a manutenção matinal, gerou algum tipo de faísca", explicou o tenente Felipe Lima.

A dona de casa Elizabeth Graniski, que mora perto da igreja, disse ter ouvido um barulho "enorme". "A mulher nasceu de novo. Podia ter explodido junto. Ela estava em estado de choque", relatou.

"O que é material a gente recupera com o tempo. A nossa maior preocupação é com a eventual vítima. Mas, graças a Deus, com as notícias que nós temos até o momento, está tudo bem", disse o pastor da igreja, Enéas Polini.

Os bombeiros deixaram o local depois de ter certeza de que não havia mais vazamentos.
 

Cuidados para evitar vazamentos e explosões

Segundo os bombeiros a mangueira do botijão de gás não pode passar por trás do fogão. Caso o botijão fique em uma área externa, é preciso estar atento à extensão da mangueira. Além disso, cada tipo de gás deve ser transportado por um equipamento específico.

Para descobrir se há vazamento, existe um teste simples: passar uma bucha com sabão no entorno da válvula e na mangueira. Se houver vazamento de gás, bolhas de ar são produzidas.

Os bombeiros também alertam para a importância de abrir portas e janelas em caso de cheiro suspeito. É preciso evitar produzir faíscas para não causar uma explosão.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »