30/08/2018 às 15h29min - Atualizada em 30/08/2018 às 15h29min

MPPR busca responsabilização cível e criminal de ex-vereador de Cornélio Procópio que cobrou para facilitar cessão de imóvel público a empresário

JCN

Em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, por receber dinheiro de um empresário para facilitar a cessão de um terreno do Município, um ex-vereador da legislatura 2008-2012 e outras duas pessoas foram citados em duas ações propostas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª e 3ª Promotorias de Justiça da comarca. O então agente político, hoje servidor comissionado junto a uma secretaria estadual, e os outros requeridos – um corretor de imóveis e um sobrinho do ex-vereador – receberam no total R$ 19 mil do empresário.

Na esfera cível, o MPPR sustenta que os três incorreram em ato de improbidade administrativa, o que pode levar a sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multa (foi proposto na ação o valor de R$ 57 mil, a ser corrigido). Liminarmente, para garantir o pagamento da multa, caso haja a condenação, a 3ª Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio requereu que seja decretada a indisponibilidade de bens dos réus.

Com a ação penal, a 2ª Promotoria de Justiça requer a condenação dos três pelo crime de corrupção passiva, o que pode levar à pena de reclusão por até 12 anos e multa.

Cheques – Durante as investigações, foram verificados três pagamentos em cheque aos requeridos, efetuados pelo empresário. Também foram identificadas diversas irregularidades no procedimento que resultou na doação do terreno. Além da responsabilização penal e cível em relação às condutas verificadas, foi solicitada pelo MPPR a remessa de cópia dos documentos à Câmara Municipal de Cornélio Procópio, para eventuais providências – como o afastamento do ex-vereador, atualmente servidor estadual comissionado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »