28/08/2018 às 13h09min - Atualizada em 28/08/2018 às 13h09min

SG: após assassinato de PM, operação deixa quatro mortos

Outros seis suspeitos foram presos pela polícia, que também apreendeu armas e entorpecentes

Lislane Rottas
Ofluminense

Após o assassinato de um cabo PM no último sábado em São Gonçalo, o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar está realizando, desde o fim de semana, uma série de incursões nas favelas da cidade. Na manhã desta segunda-feira, quatro suspeitos foram mortos no Jóquei durante confronto entre PMs e criminosos. Armas e drogas foram apreendidas nas ações, que também foram realizadas no Boaçu, Mutuá, Portão do Rosa e Jardim Catarina e Anaia. 

No Jóquei, pela manhã, policiais do Batalhão de Choque (BPCHq) foram informados por pedestres que traficantes haviam se escondido no Condomínio Minha Casa Minha Vida e foram até lá. Um cerco foi montado ao redor do conjunto habitacional. Ao bater na porta de um dos imóveis, os militares foram recebidos a tiros, o que resultou em confronto. 

A polícia conseguiu invadir e encontrou os criminosos escondidos no banheiro. Houve nova troca de tiros, que resultou em quatro baleados. Eles chegaram a ser socorridos e levados para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heal), no Colubandê, mas não resistiram aos ferimentos. Com eles, segundo a polícia, foram apreendidos uma espingarda Calibre 12, uma pistola, carregadores, nove radiotransmissores, 365 trouxinhas de maconha, 185 pinos de cocaína e uma granada. 

Ainda pela manhã, no Boaçu, agentes revistaram carros e moradores. Policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) deram apoio com farejadores. Já no início da tarde, durante incursão de policiais do BPCHq no Complexo do Anaia, os policiais desconfiaram de um homem em atitude suspeita que tentou fugir quando percebeu a aproximação dos agentes. Os militares conseguiram alcançá-lo e com ele foi apreendida uma escopeta calibre 12 com numeração raspada, além de vários cadernos com anotações da contabilidade do tráfico de drogas, 30 pinos de cocaína, sacola com maconha pronta para endolação e três radiotransmissores. De acordo com a PM, o preso já tinha três passagens por tráfico de drogas. 

O balanço total das operações incluiu ainda a recuperação de dois carros de passeio roubados e de uma carga de remédios, três pistolas e 24 radiotransmissores. Ao todo seis suspeitos foram presos. 

Gota d’água – As operações da PM foram desencadeadas após um policial militar do 7º BPM (São Gonçalo) morrer com um tiro na cabeça, na manhã desde sábado, durante confronto com bandidos na comunidade Buraco da Cobra, no Boaçu. Agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) realizavam patrulhamento na região e foram informados por populares sobre um roubo de carga que havia acabado de ocorrer. Os militares se deslocaram para o local da denúncia e encontraram os bandidos. Houve intensa troca de tiros no local. O cabo Guilherme da Costa Penetra, de 32 anos, acabou sendo baleado. Ele chegou a ser socorrido e levado para Heat, mas não resistiu. 

Sepultamento – Foi enterrado nesta segunda-feira (27), no cemitério São Miguel, o corpo de um adolescente de 14 anos, morto na noite de sábado durante a ação da PM no Buraco da Cobra. Familiares realizaram protesto alegando que o menor não tinha envolvimento com o tráfico. De acordo com parentes, ele trabalhava em um lava a jato. 

“Ele estava indo buscar a namorada na companhia de amigos. Não tinha nada com o tráfico. Queremos justiça!”, declarou um tio do rapaz. Outro baleado durante a ação também era adolescente. De acordo com amigos, ele era barbeiro. 

Em nota, a PM informou que “segundo o comando do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), na noite de sábado (25/08), policiais militares da unidade realizavam patrulhamento na comunidade Buraco da Cobra quando foram recebidos a tiros”. A nota diz ainda que “houve confronto e um criminoso foi ferido e socorrido para o Heat, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 9 mm e munições. Na ação, uma pessoa que passava pelo local também ficou ferida e foi levada pelos agentes para a mesma unidade hospitalar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »