Após um impasse com relação aos pagamentos repassados a AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), o município de Wenceslau Braz não faz mais parte da instituição.
De acordo com as primeiras informações apuradas pela reportagem, o pagamento mensal realizado pela prefeitura acabou sendo barrado pelo Legislativo. Com isso, a microrregião coberta pela instituição passa a atender 23 municípios.
A informação foi confirmada pelo presidente da AMUNORPI e prefeito de Santana do Itararé Joás Ferraz Michetti (PDT). Segundo ele, apesar de ter sido pego de surpresa com a decisão, não há o que a instituição possa fazer, visto que se trata de uma decisão legal dos vereadores.
O Poder Executivo de Wenceslau Braz encaminhou ao todo três projetos para câmara, sendo referentes a participação junto a CNM (Confederação Nacional de Municípios), AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e para Amunorpi. Porém, apenas o primeiro passou.
Com a decisão, o último pagamento de município para a instituição no valor de R$ 1.920,00 foi efetuado no mês de julho.
Em contato com a Câmara de Vereadores, a decisão foi tomada visando o corte de gastos, visto a situação da folha de pagamento da prefeitura. Com isso, por meio de decisão unânime (8 a 0 na votação), os parlamentares decidiram por não continuar com os pagamentos junto a AMUNORPI.