17/08/2018 às 13h53min - Atualizada em 17/08/2018 às 13h53min

Equipe faz registro inédito de onças-pintadas no litoral do Paraná.

Pesquisadores afirmam que imagens são as primeiras comprovações em vídeo da presença das onças na região da Serra do Mar e reforçam importância da preservação.

G1 Paraná

Uma equipe de pesquisadores fez um registro inédito de duas onças-pintadas na Serra do Mar, em Guaraqueçaba, litoral do Paraná. Segundo os especialistas do projeto “Conservação de grandes mamíferos no corredor da Serra do Mar”, é a primeira vez que a espécie é gravada em vídeo na região.

As imagens foram gravadas por uma "armadilha fotográfica".

Segundo o coordenador do projeto, Roberto Fusco Costa, o último registro da presença de onças-pintadas no local havia sido feito há mais de 20 anos, apenas com base em vestígios, como pegadas e fezes encontrados.

O pesquisador afirma que alguns moradores relataram a presença das onças e ajudaram a indicar o melhor ponto para instalar o equipamento que gravou o vídeo.
 

Preservação

O flagrante em vídeo, segundo o pesquisador, comprova a importância da conservação da área de Mata Atlântica para a manutenção das onças e de outros animais.

A região é monitorada há dois anos pelo grupo de especialistas, em busca de mamíferos de grande porte.

O projeto de monitoramento e preservação dos mamíferos na região é desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e pelo Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), com o financiamento da Fundação Grupo Boticário e do Banco ABN AMRO.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »