10/08/2018 às 16h37min - Atualizada em 10/08/2018 às 16h37min
Sobrancelhas finas: Rihanna e o polêmico retorno do visual
Após capa de Rihanna na Vogue britânica, polêmicas sobrancelhas finas voltam à cena. Será que a moda pega?
vogue.globo.com – Mariana Inbar
Rihanna na Vogue britânica de setembro (Foto: Divulgação/ Nick Knight para Vogue UK)) Assim que a Vogue britânica divulgou sua capa de setembro, com Rihanna fotografada por Nick Knight, comentários em torno das sobrancelhas (finíssimas!) da cantora na imagem pipocaram na web. Afinal, há anos o visual "saiu de moda", dando espaço primeiro para as sobrancelhas apagadas (graças a Lara Stone) e em seguida, como um detox total, para as sobrancelhas supernaturais e volumosas (graças ao estouro de Cara Delevingne). Quase trinta anos após as mulheres se livrarem do vício de afinarem os pelos da região, seria a capa com a pop star um indício de que estaríamos caminhando de volta para o tal look?
A ideia ganhou ainda mais fôlego como o lançamento do documentário sobre Kevyn Aucoin, Larger Than Life, na mesma semana: Aucoin, afinal de contas, foi o responsável pelo estouro das sobrancelhas finíssimas ao criar o visual de Cindy Crawford e outras supermodels para um desfile de Isaac Mizrahi nos anos 90, e o exato momento de sua carreira é discutido em um longo trecho do filme (já disponível na iTunes Store).
Kevyn Aucoin e Cindy Crawford (Foto: Divulgação)
Kevyn Aucoin e Cindy Crawford (Foto: Divulgação)
Para Isamayah French, maquiadora responsável pelo look de Rihanna, porém, ninguém precisa ficar com medo: ela explicou ao site da Vogue britânica que o visual de Riri nada mais foi do que uma visão artística do editor-chefe da revista, Edward Enninful, em colaboração com a pop star – que define as sobrancelhas finíssimas da foto como "super ladylike mas ao mesmo tempo punk": "Não acho que elas sejam revolucionárias. A Marlene Dietrich já usava nos anos 30. Mas entendo que seja uma ideia ousada para uma capa da Vogue", contou French. "O Edward me mandou algumas referências do mood que queria criar com a maquiagem, eu mandei a ele as minhas e partimos daí".
Marlene Dietrich em 1935 (Foto: Getty Images)
Marlene Dietrich em 1935 (Foto: Getty Images)
Mas será que as sobrancelhas finas de Rihanna podem mesmo incentivar a volta do visual que Aucoin trouxe de volta nos anos 90? Para o maquiador Rodrigo Costa, a tendência deve ficar apenas nas páginas de editoriais. "As sobrancelhas grossas ainda vão ficar por mais um bom tempo, agora despenteadas e bem naturais, já que a beleza natural ainda segue em alta", comentou o maquiador. "Ainda por cima, elas deixam as mulheres ainda mais joviais", finalizou.
Drew Barrymore e suas sobrancelhas finas nos anos 90 (Foto: Divulgação)
Drew Barrymore e suas sobrancelhas finas nos anos 90 (Foto: Divulgação)
Para quem quer tentar o visual por uma noite, Costa diz que é possível utilizando o método eyebrow blocking: "O mais incrível é observar como as drag queens fazem, com cola Pritt por cima da sobrancelha. Depois disso, é só passar base ou corretivo por cima e finalizar com pó da mesma cor da pele". Com tantas técnicas do universo das drag queens - como o contorno e o baking - viralizando no mainstream, é bem capaz que Rihanna popularize mais uma delas. Não faltam tutoriais nas redes sociais!
A drag queen Aquaria, que ficou famosa em RuPaul's Drag Race. (Foto: Instagram Aquaria/ Reprodução)
A drag queen Aquaria, que ficou famosa em RuPaul's Drag Race. (Foto: Instagram Aquaria/ Reprodução)