10/08/2018 às 16h32min - Atualizada em 10/08/2018 às 16h32min

7 cuidados para ter unhas e cutículas mais saudáveis

A dermatologista Renata Marques lista 7 ensinamentos para quem quer dar um up na saúde das unhas

revistaglamour.globo.com
Unhas e esmaltes (Foto: Deborah Maxx/Arquivp Glamour)
Quem aqui não sente aquela felicidade linda quando usa um esmalte novo? Ou quando testamos diferentes tendências de nail art, seja usar uma unha de cada cor, decoradas com flores, e por aí vai (amamos!). Porém, existem certos cuidados que devemos tomar tanto na manicure, quanto na rotina de cuidados diários com a pele.
 
A dermatologista Renata Marques respondeu 7 dúvidas importantes para o crescimento saudável das nossas queridinhas unhas. Olha só!
 
1. Pintar as unhas sem pausa faz mal?
Sim, é bom ficar alguns dias sem esmalte nas unhas para evitar o enfraquecimento e o amarelamento da placa ungueal. Além disso, remover a cutícula pode favorecer infecções bacterianas e fúngicas.
 
2. Por que as unhas ficam amareladas quando tiramos o esmalte?
Normalmente as unhas ficam amareladas quando não usamos base, ou, na maioria das vezes após retirar esmalte vermelho. É bom deixá-las fortificadas com produtos específicos!
 
3. Como tratar unhas fracas e quebradiças?
Evite pintar as unhas constantemente e alimente-se de maneira adequada para oferecer ao corpo quantidade adequada de vitaminas, sais minerais e proteínas. Usar base fortalecedora de unhas também ajuda. Se só com essas medidas não melhorar, procure um dermatologista.
 

Unhas e esmaltes (Foto: Rafael Pavarotti/Arquivo Vogue)

Unhas e esmaltes (Foto: Rafael Pavarotti/Arquivo Vogue)


Unhas e esmaltes (Foto: Rafael Pavarotti/Arquivo Vogue)
 
4. Base que faz crescer a unha: funciona mesmo?
O crescimento da unha não depende da base e sim da alimentação e suplementação adequada de proteínas e vitaminas! As bases fortalecedoras evitam que as unhas fiquem fracas.
 
5. A saliva pode provocar o enfraquecimento das unhas (quando roemos elas)?
O contato da saliva com as unhas pode enfraquecê-las e predispor o surgimento de micoses. Quando roemos as unhas elas se lascam, ficando fracas e sem vida.
 
6. Acetona ou removedor?
Removedor de esmalte é o ideal -- a acetona é muito agressiva para as unhas.
 
7. Qual dica para deixar as cutículas bem hidratas?
Usar cremes específicos para mãos e cutículas. Uma boa alternativa é utilizar a cera nutritiva (use três vezes ao dia). Este produto é desenvolvido a base de óleo, porém, não deixa a pele com aparência oleosa mesmo quando utilizada em cima do esmalte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »