10/08/2018 às 16h30min - Atualizada em 10/08/2018 às 16h30min

Portas especiais: 4 modelos para você adotar na sua casa

O arquiteto Diego Revollo explica qual o modelo de porta ideal para cada situação

revistacasaejardim.globo.com – Diego Revollo
Pinterest
Em 10 anos de escritório, um item que sempre gera interesse dos clientes e jamais deixa de ser executado é a porta especial. Ainda que seja apenas a porta de entrada, nunca cruzamos com algum cliente que não quisesse ao menos trocar a original por um modelo maior, fora do padrão e desenhada especialmente para sua casa. O que grande parte das pessoas não sabe é que essa escolha não é apenas uma questão estética, na maioria das vezes a situação existente e o uso são os fatores que determinam a escolha perfeita. Separei quatro modelos que costumamos usar e explico em quais situações eles se encaixam melhor.
 
1. Porta pivotante
 

coluna-agosto-revollo (Foto: Divulgação)

coluna-agosto-revollo (Foto: Divulgação)


(Foto Divulgação)
 
As portas pivotantes começaram a ser usadas no Brasil nos anos 1990. Sua rotação é feita através de um eixo vertical com pivôs instalados na parte inferior e superior da folha, o que dispensa o uso das dobradiças tradicionais. A vantagem desse tipo de porta é ter a flexibilidade de posicionar o eixo em qualquer parte do comprimento da folha, sendo possível determinar exatamente a parte da porta que se quer projetar para fora e também para dentro no momento da abertura. Esse tipo de sistema é o mais escolhido para portas de grandes dimensões, tanto em altura quanto em largura.
 
Como essa porta costuma ser feita sob medida, é comum adotar folhas maiores e imponentes para a porta de entrada, embora nada impeça que seja também usada nos demais ambientes. É fundamental verificar se existe espaço suficiente para a sua abertura sem o comprometimento do layout. Exagerar na dimensão acaba por atrapalhar a circulação e prejudica a distribuição dos móveis.
 
No projeto acima, criamos um sistema com três portas pivotantes. O conjunto principal, com duas folhas, compõe o acesso ao apartamento e pode ser usado da maneira tradicional ou por meio da abertura contrária, permitindo a integração total do hall social. Uma terceira porta, de acesso ao lavabo, disfarça e, ao mesmo tempo, integra a porta do lavabo. Note que a existência do hall social permite abertura generosa sem comprometimento da ambientação.
 
2. Porta de correr aparente
 

coluna-revollo-agosto (Foto: Divulgação)

coluna-revollo-agosto (Foto: Divulgação)


(Foto Divulgação)
 
Esse modelo é, sem dúvidas, a melhor solução para quem quer separar ou integrar ambientes, pois se adaptam a todo tipo de projeto e decoração, podendo ser dupla com abertura central ou grandes folhas únicas que correm para um dos lados. Os modelos aparentes possuem a vantagem de ocupar pouco espaço e correr praticamente junto à parede, ou seja, durante o seu uso a área que ela ocupa é apenas a espessura da folha.
 
Em projetos contemporâneos é comum adotar a folha dimensionada do piso ao teto. Quando isso acontece, além do visual limpo e impactante, contamos com a vantagem de não se enxergar o sistema de trilho e roldanas que é instalado acima do forro. O dimensionamento das ferragens deve ser feito sempre a partir do peso da folha e esse cuidado garante o deslizamento perfeito, que mesmo com o uso intenso não exige manutenção. Aqui no escritório é a porta mais usada, não só para integração de ambientes, mas também para halls de entrada, já que é a que menos interfere na ambientação do layout.
 
No projeto deste apartamento nós optamos pelo modelo, uma vez que tínhamos em um dos lados espaço suficiente para abrigar toda a extensão da folha e também para o máximo aproveitamento do ambiente. Uma porta pivotante, nesse caso, avançaria na área do living.
 
3. Porta de correr embutida
 

coluna-agosto-revollo (Foto: Divulgação)

coluna-agosto-revollo (Foto: Divulgação)


(Foto Divulgação)
 
As portas de correr embutidas são chamadas assim pois, quando abertas, conseguem desaparecer completamente. Aqui no escritório já executamos este modelo com até 3,5 m de comprimento, porém nesse caso deve-se tomar mais cuidado para evitar que a roldana passe pela emenda do trilho, já que eles costumam ter 6 m de comprimento. Como a porta trabalha suspensa, deve se ter cuidado redobrado para fixação do trilho na laje ou na construção de uma viga eventual de sustentação de todo o conjunto.
 
Na elaboração da área de entrada deste apartamento nós concebemos um projeto onde coexistem cinco portas de correr. O mais interessante aqui são as múltiplas configurações que a área pode assumir ampliando-se o hall original até a integração completa ao restante do apartamento. Painéis e portas neste caso até o teto deixam o visual mais interessante e limpo.
 
4. Porta camarão
 

coluna-agosto-revollo (Foto: Divulgação)

coluna-agosto-revollo (Foto: Divulgação)


(Foto Divulgação)
 
Quando queremos a integração total de um ambiente e não temos área nas laterais para a execução de uma porta de correr simples ou dupla, costumamos recorrer a este tipo de porta. Este é o único modelo onde as folhas, independente da quantidade ou sentido, podem ser dobradas e armazenadas nas laterais. Do ponto de vista funcional, a integração pode ser total ou parcial conforme o posicionamento das folhas. Pelo lado estético, muitos gostam do visual que lembra um biombo e, às vezes, costumam usar as folhas inclinadas para evidenciar este desenho.
 
Muito usadas em outras épocas, mas com ferragens mais simples, este tipo de porta para muitos é sinônimo de “emperramento” e difícil manuseio, no entanto, com o aprimoramento do trilho superior e também das dobradiças que existem entre as folhas, o bom funcionamento é garantido.
 
Além do cuidado do dimensionamento das ferragens em função do peso das folhas, vale lembrar que este modelo de porta é sempre a com maior custo quando comparada as demais aqui citadas.
 
No apartamento acima, a porta camarão foi projetada com seis folhas e abertura central para integrar ou não um home theater ao restante da área social. Foram previstas ainda vedações verticais, tratamento interno acústico com lã de rocha e ímãs que auxiliam no fechamento total das folhas. Com quase três metros, o conjunto apesar de desafiador teve um resultado tanto em beleza quanto em funcionamento acima do esperado.
 

diego-revollo-coluna-atualizada (Foto: Divulgação)

diego-revollo-coluna-atualizada (Foto: Divulgação)


(Foto Divulgação)
 
Diego Revollo
Arquiteto, formado na Universidade Mackenzie, é amante do universo da arquitetura e decoração, coleciona prêmios e publicações ao redor do mundo. Tem seu escritório há mais de 10 anos.           @diegorevollo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »