Um grupo interdisciplinar da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) criou iogurte e cerveja, produtos geralmente restritos para quem tem diabetes, que podem ser consumidos por quem tem a doença. Eles ainda ajudam a diminuir os níveis de glicemia.
Há nove anos os pesquisadores começaram a pesquisar o uso da vassoura do campo, também conhecida como alecrim do campo.
Profissionais e estudantes de diferentes setores fazem parte do estudo: biomédicos, estudantes de engenharia de alimentos, educação física, farmácia, nutrição e química.
O professor responsável pela pesquisa, Marcelo Malfatti, explica que não se trata de um remédio, mas é um alimento que ajuda diabéticos a consumir produtos que geralmente não são indicados para eles e cuidar da saúde ao mesmo tempo.
Ele contou que, no primeiro estudo realizado com a planta, o objetivo era combater a obesidade.
“O tratamento mostrou que não foi tão eficaz quanto a gente esperava para reduzir o acúmulo de gordura visceral. Mas, curiosamente, em ratinhos obesos, começou a reduzir a glicemia. A partir daí os estudos começaram a focar em diabetes. Não chegamos a uma cura, não é o propósito, mas nós controlamos os sinais clínicos da doença”, detalhou.
Os pesquisadores tiram o extrato do alecrim e incorporam nas receitas de cerveja e iogurte.
Os produtos que possuem esse extrato são recomendados em uma dose ao dia para os diabéticos e podem ajudar a reduzir os níveis de glicemia no organismo.
Uma propriedade extraída atua diretamente na insulina, reduzindo o índice glicêmico desses pacientes, explica a pesquisadora Nilane Françoise Patel.
“É por isso que a gente está utilizando o alecrim do campo em produtos, inicialmente a cerveja e o iogurte para disponibilizaar aos pacientes diabéticos“, contou.
A cerveja ganhou nome de Rosemary, que é alecrim em inglês. Malfatti disse que o produto será levado para uma feira científica em Lisboa, em Portugal, que ajuda aproximar o empresário do pesquisador.