09/08/2018 às 14h49min - Atualizada em 09/08/2018 às 14h49min

Fecomercio prevê crescimento nas vendas do Dia dos Pais.

Taroba News

O Dia dos Pais deve ser o mais movimentado e lucrativo dos últimos quatro anos. Sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que 69,5% dos consumidores paranaenses devem agradar os pais com um presente no próximo dia 12 de agosto. Na comparação com o ano passado, quando 62% dos filhos pretendiam presentear, houve aumento de 7,5 pontos percentuais. Em 2016, a intenção de compras foi de 68% e, em 2015, era de 61%.

Em 2017 o Dia dos Pais elevou as vendas do varejo em 1,96% na comparação com o mesmo mês de 2016. Esse crescimento foi motivado principalmente pelo setor calçadista, que vendeu 14,43% a mais, e pelas lojas de vestuário e tecidos, que tiveram reação positiva de 0,91%.

Neste ano, dos 30,5% dos consumidores que responderam que não iriam comprar nada para a data, grande parte se deve à ausência do pai ou por falta de condições financeiras.
 

Valor do presente

O valor do presente também está mais alto em 2018, com tíquete médio de R$106,00, ante o de R$99,00 no ano passado.

A maioria dos consumidores (61,1%) deve gastar entre R$50,00 e R$100,00. Houve aumento nas lembranças com valores entre R$101,00 e R$150,00, que subiram de 18,7% no ano passado para 22% neste Dia dos Pais. Já os paranaenses que pretendem investir de R$151,00 a R$200,00 correspondem a 8,7%, índice um pouco menor do que no ano anterior (9,8%). Este ano aumentou a parcela de filhos que intencionam comprar um presente mais caro, acima de R$200,00. Estes correspondiam a apenas 5,4% em 2017 e aumentaram para 8,2%.
 

Tipos de presente

Itens de vestuário e calçados são a preferência dos filhos na hora de presentear, com 52,4%, da mesma forma que em anos anteriores. Para agradar aos pais mais vaidosos, 18% dos paranaenses intencionam comprar cosméticos e perfumes. Livros e outros materiais de livrarias devem ser a escolha de 7,3%. Outras opções, tais como chocolates, vinhos e bebidas, cestas matinais, viagens ou dinheiro para que o presenteado possa comprar algo de sua preferência, somam 12,2%. A opção por aparelhos eletrônicos, como tablets, celulares, entre outros, corresponde a 5,8%. Para completar, 2,4% dos filhos devem presentear os pais com artigos de pesca.


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