As polícias Civil e Militar deflagraram, na manhã desta quinta-feira (9), uma operação que mira uma quadrillha que atua dentro e fora de um conjunto habitacional em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Há 14 mandados de prisão temporária – com validade de 30 dias – e seis de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha é envolvida com o tráfico de drogas e assassinatos.
'Benção do Tio'
Batizada de "Operação Benção Tio", a ação é realizada no Condomínio Serra do Mar I e II, do programa "Minha Casa Minha Vida". Há 594 moradias no local.
A investigação começou há dois anos e, conforme a Polícia Civil, a organização criminosa comandava o conjunto habitacional, expulsando moradores inadimplentes com o pagamento de taxas condominiais e de luz e água.
Se um morador fosse contrário aos interesses da quadrilha, ele geralmente era morto, segundo a polícia.
A suspeita da polícia é de que parte do recurso, captado no condomínio, era usado para as atividades criminosas da quadrilha.
O chefe
O chefe da organização criminosa, de acordo com a Polícia Civil, é Paulo Monteiro – conhecido como "Tio".
Ele responde a mais de 10 homicídios, foi condenado a mais de 80 anos de prisão em regime fechado e está preso na Penitenciária Estadual de Piraquara II, na Região Metropolitana da capital paranaense.
"Tio" era quem autorizava a venda de drogas e os assassinatos no condomínio, ainda conforme a polícia.
A polícia informou que, no dia 27 de agosto, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cela do "Tio". Lá, foram encontrados um aparelho celular e dois chips usados para falar com os integrantes da quadrilha.