08/08/2018 às 16h30min - Atualizada em 08/08/2018 às 16h30min

Depois de invasão de caminhão, alunos esperam conserto de quadra de escola há 10 meses em Ponta Grossa.

Entulhos não foram removidos. Pais relatam que filhos não podem usar espaço de colégio no bairro Piriquitos.

G1 Paraná

Dez meses depois da invasão de um caminhão desgovenrado, a estrutura da quadra de esportes da Escola Municipal Professora Zeneida Freitas Schnirman, no bairro Piriquitos, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, continua sem conserto.

Em outrubro de 2017, o motorista, de Cascavel, no oeste do estado, contou que parou o veículo no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-373 para comprar água. Quando voltou, não encontrou mais o caminhão, que estava carregado com adubo.

O veículo, atravessou a rodovia, que é de pista dupla, desceu um barranco e só parou quando atingiu a escola. Não havia ninguém no local no momento da batida.

Desde o dia do acidente, apenas a tela que cerca a escola foi substituída por uma improvisada de madeira. O restante, que quebrou com a batida, continua sem conserto. Os entulhos também nunca foram removidos da quadra de esportes.

"Desde o acidente nunca, foi tomada providência. Estão sem a quadra", conta Tatiane Alves, mãe de um aluno. A aluna Maria Eduarda Alves diz que os estudantes estão "proibidos de entrar na quadra faz um tempinho já".

À época, os bombeiros interditaram a quadra de esportes e recomendaram que a Defesa Civil retirasse os escombros pra evitar outros acidentes. Mas, segundo os pais, nada foi feito até agora. "As crianças estão sem opção", afirma Mareli de Fátima, também mãe de aluno.

O que fiz a prefeitura

 

A prefeitura diz que, logo depois do acidente, "iniciou imediatamente os procedimentos para colocar tudo em ordem e, também, claro, buscar os responsáveis para ressarcir os prejuízos causados".

"Este trabalho foi feito. A prefeitura realizou a licitação para reconstrução da quadra e o processo está pronto e homologado. O contrato com a construtora está assinado", diz a nota.

"Porém, a parte responsável pela colisão do caminhão contra a quadra da escola requereu na Justiça uma perícia sobre os valores que serão cobrados e os estragos causados por eles no local", acrescenta a administração pública.

Conforme a prefeitura, esse perito deve ser em breve nomeado pela Justiça e, somente após esse trabalho, a reconstrução pode ser feita. A administração pública informou que está impedida de realizar a obra antes disso, infelizmente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »