07/08/2018 às 16h54min - Atualizada em 07/08/2018 às 16h54min

Câmara aprova criação de CPI para investigar contrato do transporte coletivo em Maringá

Vereadores querem saber quais são as atuais condições econômicas da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), concessionária do serviço na cidade.

G1 Paraná

A Câmara Municipal de Maringá, no norte do Paraná, aprovou, nesta terça-feira (7), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o contrato do transporte coletivo firmado entre a empresa concessionária do serviço e o município.

A instalação da investigação se deu após leitura do requerimento, que teve assinaturas de cinco vereadores, em plenário. Diferentemente de Comissão Processante, a criação de CPI não precisa passar por votação e ter a maioria dos votos, basta ter assinaturas de vereadores e ser lida durante sessão.

A conclusão das investigações vai gerar um relatório sobre a situação do contrato entre a empresa concessionária e o município.

O vereador Alex Chaves (PHS), responsável pela elaboração da CPI do transporte coletivo, diz que a investigação se deu após a prefeitura declarar que estaria analisando uma possível quebra de contrato com a concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) depois da empresa informar que estaria passando por dificuldades econômicas.

"É uma necessidade analisar a situação desse contrato, a situação financeira da empresa, pois ela diz que o valor da passagem a R$ 3,90 não é adequado para pagar as contas, que estaria recorrendo a empréstimos para pagar funcionários e fornecedores", disse o vereador Alex Chaves (PHS).

Segundo a Câmara de Vereadores, a CPI vai investigar as atuais condições econômicas da TCCC, a licitação realizada do serviço, as cláusulas do contrato entre o município e concessionária do serviço, ainda será analisado a composição do valor da tarifa do transporte em relação ao equilíbrio contratual e investimentos e, por fim, a possível existência de razões para a quebra de contrato.

Os parlamentares Alex Chaves, Chico Caiana (PTB), Sidnei Telles (PSD), Carlos Mariucci (PT) e Jean Marques (PV) foram escolhidos como membros da CPI. A primeira reunião da Comissão está marcada para sexta-feira (10), e nesta data será escolhido o presidente e o relator.

Depois disso, os integrantes terão 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 45 dias, para concluir as investigações.
 

O que diz a empresa

Por meio de nota, o diretor da TCCC Roberto Jacomelli, informou que entende que a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito é prerrogativa exclusiva da Câmara Municipal.

"A TCCC, na qualidade de legítima concessionária do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros, estará à disposição da Câmara Municipal para prestar todas as informações que lhe forem solicitadas", diz a nota da empresa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »