07/08/2018 às 09h10min - Atualizada em 07/08/2018 às 09h10min

Prefeitura de Siqueira Campos investe forte no Programa de Saúde da Família (PSF's).

JCN

Segundo a diretora do Departamento de Saúde do município de Siqueira Campos, Vera Lucia da Cruz, a prefeitura vem investindo fortemente e priorizando o Programa de Saúde da Família (PSF). No município existem quatro PSF's, que são unidades básicas de atendimento no quadro urbano, localizadas nos Bairros; Nascente do Sol, Vila Alphaville, Vila Cruzeiro, e no centro da cidade e uma unidade no Balneário da Alemoa. Todas essas unidades disponibilizam o programa PSF. “A prevenção de doenças”, segundo o prefeito Fabiano Lopes Bueno "Bí", “é uma forma de cuidado especial com a população do nosso município”.

Em cada unidade dos postos de saúde existe uma equipe completa de profissionais; agentes comunitários (ACSs), enfermeiras, técnicas de enfermagem, dentistas e médicos. Segundo a enfermeira Francielle Cordeiro Correia, o trabalho dos Agentes Comunitários é de extrema importância, “os "ACSs" trabalham no que chamamos de busca ativa, eles conhecem a realidade de cada paciente do seu setor, vale ressaltar que muitos pacientes apresentam algum tipo de doença e não procuram ajuda, de posse dessas informações a enfermagem analisa se o caso requer a visita de uma enfermeira, ou um médico. Se a condição do paciente requer um cuidado especial o médico vai até o paciente”, explica Francielle.

A enfermeira Mariane Oliveira, informou que, “os "ACSs" acabam criando um vínculo de amizade com os moradores e a partir dessa confiança, acabam por se tornar amigos da família, aí então o tratamento do paciente fica bem mais fácil. O PSF todo é movido por intermédio das informações colhidas pelos agentes comunitários”, diz Mariane.

Vera informou que a administração, através do Departamento de Saúde, vem investindo muito nos últimos anos, na questão prevenção. “A saúde da comunidade siqueirense sempre foi meta do prefeito "Bí", temos equipes completa em todos os nossos postos de saúde, que estão sempre em sintonia com a comunidade e é através desse contato que temos em nossos arquivos o controle da saúde da nossa comunidade”, destacou Vera. 




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »