03/08/2018 às 14h20min - Atualizada em 03/08/2018 às 14h20min

Consórcio entre municípios do Norte Pioneiro possibilita a destinação correta de lixo.

JCN

O prefeito de Tomazina Flavio Xavier Zanrosso, como presidente do CIAS (Consócio Intermunicipal de Aterro Sanitário) fez a entrega oficial da vala receptora de lixo construída no município de Japira. Estiveram presentes representantes do consórcio, da empresa Engegrin e secretários de Meio Ambiente. O investimento na obra chegou a R$ 145.000,00 (cento e quarenta e cinco mil reais), rateados entre os municípios participantes. Fazem parte do consórcio os municípios de Ibaiti, Jaboti, Japira, Pinhalão, Siqueira Campos e Tomazina.

A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) determinou que os rejeitos municipais fossem depositados em aterros sanitários, proibindo o uso de lixões ou aterros controlados. O alto custo para implantar e manter um aterro sanitário foi fator determinante para que os seis municípios do Norte Pioneiro fizessem parcerias em consórcio intermunicipal para diminuir o custo.

Zanrosso destacou que a vala receptora de lixo, foi construída obedecendo todas as leis ambientais e vai atender a demanda dos municípios consorciados com os menores danos ambientais.

Zan assumiu a presidência do consórcio em 2017 em período que o CIAS enfrentava uma grande crise de gestão, “estamos evoluindo muito bem, implantamos uma gestão técnica, que vem direcionando os caminhos do consócio.  A conclusão desta obra só foi possível porque encontrei apoio dos prefeitos dos municípios integrantes, bem como dos secretários de Meio Ambiente”, concluiu o presidente.

A Lei Nacional de Resíduos Sólidos obriga os municípios brasileiros a acabarem com os lixões no prazo máximo de 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »