03/08/2018 às 10h04min - Atualizada em 03/08/2018 às 10h04min

Documentos mostram indícios de fraude em licitação do lixo

Taroba News

As conversas foram interceptadas pelo Ministério Público durante a investigação. E-mails, chamadas telefônicas e conversas por aplicativos de mensagens apontam as suspeitas de uma série de crimes. Os principais suspeitos são empresários e funcionários do Núcleo Empresarial STANG, que detém quatro empresas de coleta e destinação de resíduos sólidos. O grupo teria fraudado licitações em pelo menos 30 cidades do Paraná. A TV Tarobá teve acesso com exclusividade ao conteúdo da denúncia oferecida hoje.

Uma das conversas interceptadas aponta a suspeita de fraude em uma licitação realizada pela prefeitura de Santa Tereza do Oeste, em 2015. Por e-mail, um dos representantes do grupo empresarial conversa com uma servidora da prefeitura:

Ele diz: Bom dia, segue em anexo proposta. Qualquer dúvida ligar.

A servidora responde: Olá, você mandou um orçamento tem como você conseguir mais dois? Para fazer o processo preciso de três orçamentos.

Segundo o Ministério Público, a conversa comprova a combinação dos orçamentos que seriam apresentados para fixar um preço máximo da licitação. 

Em outra conversa, também registrada em 2015, o mesmo representante das empresas combina com um servidor público de Capanema quais seriam os preços para uma licitação de 2015. O servidor diz: fui encaminhar a licitação para a coleta de resíduos, porém a média dos orçamentos é superior a oitenta mil reais, assim eu não posso fazer uma carta convite, pois o preço que eu tenho que lançar é da média dos 3 orçamentos. Então, você tem que refazer  eles pra que a média dê 80 mil reais.

A denúncia do Ministério Público aponta ainda que os investigados tentaram esconder documentos ao perceber a presença de fiscais na cidade. Nessa conversa, do ano passado, uma das representantes da empresa Sabiá Ecológico conversa com uma funcionária:

Representante: Tem um fiscal aqui na cidade, você guarda o que for assim, o que não for da Sabiá, guarda dentro da tua bolsa.

Em outro trecho: guarda as listas de telefone, que tá embaixo da mesa, e daí chaveia a porta.

A funcionária responde: Então beleza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »