10/07/2018 às 10h53min - Atualizada em 10/07/2018 às 10h53min

Crianças podem tomar café?

A nutróloga Liliane Opperman explica como a bebida pode ser incluída no cardápio dos pequenos

revistacrescer.globo.com - Por Dra. Liliane Oppermann
(Foto: Thinkstock)
“Quando minha filha, de 2 anos e meio, me vê tomando a bebida, pede para provar também. Às vezes, dou uma colherinha ou, então, meia xícara com leite. Tem problema?”
Rosi Schmidt, via Instagram
 
O café tem um cheiro apetitoso e, por isso, chama a atenção das crianças também. Acontecia o mesmo com as minhas filhas nessa fase, só que elas provavam um pouquinho e logo faziam careta, por conta do seu gosto amargo. Não há nada de errado nisso. Quanto mais diversificada for a alimentação da sua filha, melhor. É natural, aliás, que ela se interesse por aquilo que os adultos da casa consomem.
 
No entanto, todos sabem que se trata de uma bebida rica em cafeína, substância que estimula o cérebro. Se ingerido em excesso, além de afetar o sono pode causar dores de cabeça, refluxo e alterações de humor. Por essa razão, o café deve ser consumido com moderação, tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Entre 2 e 6 anos, o ideal é, no máximo, meia xícara ao dia – de preferência coado e misturado ao leite. A partir dos 6 anos, a quantia já pode aumentar para uma xícara por dia, também coado e com leite.
 
Os efeitos da cafeína sobre o organismo são individuais: algumas pessoas podem tomar uma xícara de café antes de dormir e ter uma ótima noite, enquanto outras vão ficar acordadas até o amanhecer. Por isso, a dica é observar o comportamento da sua filha. Se não apresenta nenhuma mudança, como agitação ou irritabilidade, ela pode participar do café da tarde com a família, sem problemas.
 

Dra. Liliane Oppermann (Foto: Divulgação)

Dra. Liliane Oppermann (Foto: Divulgação)


Liliane Oppermann é nutróloga, diretora da clínica e Spa Opper Life (SP) e mãe de luiza, 15, livia, 6, e lara, 5. também é autora de mind detox. mande sua dúvida para: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »