A campanha vexatória da Alemanha na Copa do Mundo da Rússia começou a ter suas primeiras consequências poucas horas depois da eliminação precoce e a lanterna do grupo. Diante da repercussão negativa e do enxovalhamento da delegação por parte da imprensa local e dos torcedores, foi publicada nas redes sociais da Federação Alemã uma carta aberta de desculpas ao povo.
“Prezados fãs, estamos nos sentindo tão desapontados quanto vocês. Uma Copa do Mundo só acontece a cada quatro anos, planejamos muito, esperávamos muito mais de nós mesmos. Lamentamos que não tenhamos jogado como campeões mundiais, e por mais doloroso que seja, merecemos estar fora…”, escreveu a entidade local em sua conta no twitter.
Em três jogos, os atuais campeões mundiais venceram apenas um. Depois da estreia com derrota para o México, se recuperaram e conseguiram os três pontos diante da Suécia, por 2 a 1. Na última rodada, um triunfo garantiria a Alemanha nas oitavas de final, porém, os comandados de Joachim Low não cumpriram seu papel, acabaram derrotados para a Coreia do Sul por 2 a 0 e, consequentemente, eliminados.
Mesmo com a campanha ruim, a Federação Alemã fez questão de exaltar a festa vinda das arquibancadas, que acabou não representada dentro de campo pela delegação. “O apoio de vocês foi ótimo, na Alemanha e nos estádios. Em 2014, no Rio de Janeiro, comemoramos juntos. Mas o esporte também possui derrotas e o reconhecimento de quando os adversários são melhores”, ressaltou.
“Felicitamos o México e a Suécia pela classificação e a Coreia do Sul pela vitória de ontem (quarta-feira). Agradecemos à Rússia pela hospitalidade”, finalizou o comunicado.