27/06/2018 às 11h47min - Atualizada em 27/06/2018 às 11h47min
5 alternativas para abrir mão do canudo de plástico
Reunimos cinco alternativas ao uso do canudo de plástico, que tem projeto aguardando a aprovação do prefeito para sua proibição no Rio de Janeiro
revistacasaejardim.globo.com – Mayara Zago com Stéphanie Durante
No último dia 7, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de canudos de plástico em bares e restaurantes da cidade. A multa está estimada em R$ 3 mil e o projeto apenas aguarda o decreto e a sanção do prefeito Marcelo Crivella para ser colocado em prática.
O projeto é só uma pequena demonstração da preocupação que tem crescido em relação à poluição causada pelos canudos de plásticos, que se tornaram um dos principais símbolos da poluição plástica. Isso porque a utilização média é de apenas quatro minutos, ele pode demorar até mil anos para se decompor na natureza e, segundo a ONG Meu Rio, os canudos já representam 4% do lixo mundial. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, são utilizados cerca de meio bilhão de canudos por dia apenas nos Estados Unidos.
A situação alarmante afeta, principalmente, os animais marinhos que ingerem não só os canudos, como também todos os resíduos plásticos. Ainda de acordo com a ONG, estima-se que 90% dos animais já consumiram algum tipo de plástico pelo menos uma vez na vida.
A maneira mais simples de eliminar este problema é parar de utilizar canudos de plástico. Mas existem outras maneiras de ajudar nessa questão. Reunimos abaixo cinco alternativas, confira:
1. Canudo de Papel
Sendo a principal alternativa pelos estabelecimentos comerciais, o canudo de papel tem uma composição forte o suficiente para não quebrar facilmente, além, é claro, de ser reciclável.
Canudos Parangolé em versão mais que festiva. Botões We Care About (Foto: Cacá Bratke / Editora Globo)
(Foto: Cacá Bratke / Editora Globo)
2. Canudo de Vidro
O canudo de vidro pode ser reciclado e reutilizado diversas vezas. Além disso, permite uma limpeza rápida e fácil.
Canudo de Vidro (Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)
3. Canudo de Metal
Além de ter a vantagem de não se preocupar com manchas, o produto é fácil de limpar e tem um longo período de durabilidade. Mas não se esqueça de verificar qual é o metal do canudo, para não correr o risco de ser tóxico ou soltar metais pesados.
Canudo de Metal (Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)
4. Canudo de Bambu
A opção de bambu é reutilizável, natural e fácil de lavar. O bambu também oferece a vantagem de não conter químicas e ser de uma fonte renovável.
Canudo de Bambu (Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)
5. Canudo de Palha
Antigamente, a opção era muito utilizada por ser feita a partir das sobras da colheita de grãos. É uma ótima alternativa, sendo inclusive biodegradável. Inclusive, uma empresa chamada Harvest Straws, da Califórnia, produz esse tipo de canudo e oferece a opção de compra.
Canudo de palha da Harvest Straws (Foto: Harvest Straws/Reprodução)
(Foto: Harvest Straws/Reprodução)