27/06/2018 às 11h34min - Atualizada em 27/06/2018 às 11h34min

Copa do Mundo: Dicas para cuidar do bem-estar dos pets durante os jogos

O barulho e agitação das confraternizações podem deixar os animais estressados. Listamos maneiras de acalmar os pets e evitar acidentes

revistacasaejardim.globo.com – Julyana Oliveira
Projeto do DT Estúdio (Foto Edu Castello/Editora Globo)
Decorar a casa, preparar petiscos, receber os amigos e assistir aos jogos. A combinação é perfeita para os dias de Copa de Mundo. Mas se você tem pets em casa, é preciso um cuidado extra durante as confraternizações. A fuga da rotina e os barulhos podem deixar os animais estressados. Soma-se isso o risco de fuga e atropelamento.
 
Para evitar que o pet fique assustado com o barulho das comemorações, o ideal é acostumá-lo previamente. “Devemos promover uma atividade prazerosa, como brincadeiras, e gradualmente expor o animal a estímulos barulhentos. Nas primeiras vezes em que o pet apresentar sinais de medo, tente associar o momento a algo positivo, oferecendo a ele um petisco ou seu brinquedo preferido como forma de carinho”, explica a Dra. Flavia Rossi, veterinária da Mars Petcare.
 
Além dessa, listamos mais seis dicas do Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom para deixar o seu pet confortável durante o período dos jogos. Confira:
 
1 Mantenha os pets em um local seguro e acolhedor
Para evitar o desconforto e a agitação do animal durante o momento de chegada e saída de pessoas em sua casa, procure um espaço confortável e mais isolado para que ele se sinta seguro, evitando a ansiedade e possíveis fugas. Para que o pet não se sinta deslocado, é importante que o espaço escolhido seja familiar e que sua caminha, recipiente de água e alimento estejam lá.
 
2 Cuidado com a comida dos convidados
Embora o clima seja de descontração e animação, lembre seus convidados que compartilhar comida de humanos com o pet pode ter consequências graves. Alguns alimentos são tóxicos para eles, incluindo cebola, uva, alho, álcool, chocolate, abacate, entre outros. Por isso, tome cuidado para que o pet não tenha acesso aos quitutes da festa e, caso isso aconteça, o recomendado é procurar sempre um veterinário. Se sua vontade é integrá-lo às comemorações, a recomendação é oferecer a ele um petisco próprio para pets.
 
3 Cuidado com o barulho
A audição dos animais é mais sensível que a nossa. Por esse motivo, barulhos altos tendem a causar medo e assustá-los. A dica é deixar o pet em um local familiar e com som ambiente como, por exemplo, TV ou rádio ligados em volumes apropriados. Isso reduz o estresse e disfarça barulhos externos.
 
4 Mantenha seu pet longe da sujeira da festa
É importante prestar atenção a objetos que o pet pode engolir. Copos plásticos, guardanapos e toda a sujeira da festa devem ser sempre jogados no lixo para que não gerem um problema sério caso o animal de estimação venha a engolir algo.
 
5 A ajuda dos convidados é sempre bem-vinda
Pedir para que seus convidados ajudem a acalmar o pet ou até mesmo brinquem com ele faz com que o animal se distraia e não se estresse tanto com o evento. Além disso, ele irá se familiarizar mais rapidamente com o ambiente.
 
6 Fim da festa
Ao terminar a festa, certifique-se que o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados. A agitação da saída das pessoas pode confundir o animal e, caso ele esteja estressado, ser a oportunidade perfeita para uma possível fuga. Fique sempre atento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »