20/06/2018 às 11h58min - Atualizada em 20/06/2018 às 11h58min

Como usar a babosa nos cabelos

Conheça os benefícios da babosa para os fios e saiba como usá-la

revistamarieclaire.globo.com
Babosa (Foto: Thinkstock)
Pergunte para a sua mãe ou avó: mesmo sem entender muito bem sobre as propriedades da babosa, elas com certeza já fizeram uma hidratação com a planta. Conhecida também como aloe vera, contém 19 aminoácidos essenciais necessários para a formação e estruturação das proteínas que são à base das células e tecidos dos cabelos, pele e unha. “Tudo graças as altas concentrações de vitaminas A, C e E, minerais, enxofre, cálcio, magnésio, zinco, selênio e cromo”, diz o farmacêutico homeopata Jamar Tejada. Segundo ele, a estrutura gelatinosa da babosa é rica em polissacarídeos, capaz de estimular a produção de colágeno. “Seus princípios ativos são eficientes para hidratar tecidos secos e rígidos, que sofrem com perda de colágeno, restaurando assim a irrigação, a elasticidade e a flexibilidade tanto da pele, como dos cabelos e das unhas”, completa.
 
Abaixo, duas receitas infalíveis para reidratar os fios ressecados do cabelo e fechar suas cutículas:
 
- Para ajudar no crescimento e hidratar, misture uma folha de babosa triturada com 50 ml de água quente. Depois de pronto, passe a mistura no cabelo limpo e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só enxague e lave os fios normalmente. Isso auxiliará no crescimento dos fios desobstruindo os poros capilares, estimulando assim a circulação sanguínea.
 
- Na hora de hidratar os fios, coloque uma colher (sopa) do gel da babosa misturada com uma ou duas colheres (sopa) do condicionador de preferência. Com os cabelos limpos e ainda molhados, aplique a mistura e massageie bem (exceto na raiz). Para intensificar a ação, use uma touca plástica ou de alumínio e deixe a máscara agir por 30 minutos. Depois, enxague retirando bem toda mistura dos fios.
 
Atenção: "Não se deve preparar uma quantidade maior do creme, loção, shampoo, condicionador ou creme de tratamento capilar para se deixar em estoque. Por ser natural e sem conservantes, esses produtos podem formar colônias de bactérias”, alerta Jamar Tejada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »