08/06/2018 às 11h53min - Atualizada em 08/06/2018 às 11h53min

Comerciante de Siqueira Campos é pago com nota de R$100,00 falsa

Isaele Machado - JCN
IMAGEM ILUSTRATIVA
Nesta semana um comerciante de Siqueira Campos informou à nossa redação que recebeu uma nota de R$100,00 falsificada como pagamento, porém não soube informar de quem recebeu, de imediato suspendeu a nota de modo a não repassasse para mais ninguém. A dica para quem se deparar com essas notas falsas é para que entre em contato com a polícia e denuncie.
 
De acordo com o Código Penal Brasileiro Decreto Lei n°2.848 de 07 de Dezembro de 1940 no Art. 289 - Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro:, pena - reclusão, de três a doze anos, e multa.
§ 1º - Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.
§ 2º - Quem, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, depois de conhecer a falsidade, é punido com detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
 
 
Diante do fato o JCN separou algumas dicas para a população reconhecer as notas falsas.
 
1. O número escondido
Em um lugar com bastante luz, se você colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, você verá um número escondido ao lado direito da cédula.
2. O quebra-cabeça formado pela frente e pelo verso
Ao colocar a nota contra a luz, você verá que o desenho do verso completa o desenho da frente, formando um número, em uma espécie de quebra cabeça.
3. Os elementos fluorescentes
Se você olhar para as notas com uma luz ultravioleta, verá que os números do verso mudam de cor e que dá para enxergar fios da cor lilás, que só podem ser vistos com esse tipo de iluminação.
4. As microimpressões
Com uma lente de aumento, você pode ver o valor da nota impresso em tamanho muito pequeno em várias áreas da cédula.
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »