Depois de três cirurgias no punho esquerdo e um longo período fora das quadras, Juan Martin Del Potro mostrou mais uma vez porque é um dos jogadores mais importante do tênis mundial na atualidade. O argentino venceu o croata Marin Cilic por 3 sets a 1, parciais 7/6, 5/7, 6/3 e 7/5 e avançou às semifinais de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada e principal torneio de saibro do tênis mundial.
Assim como o duelo entre Rafael Nadal e Diego Schwartzman, a partida entre Del Potro e Cilic começou na última quarta-feira e foi adiada devido ao mau tempo. O jogo voltou nesta quinta-feira com o placar empatado por 5 a 5 no tiebreak do primeiro set, fazendo com que os dois pontos ganhou pelo argentino dessem a vitória para ele na primeira parcial.
Mesmo com a perda do set com poucos minutos jogados nesta quinta-feira, Cilic não abaixou a intensidade e manteve o bom saque para dificultar a vida de Del Potro. Mesmo perdendo o game quando sacava para fechar a parcial, o croata devolveu a quebra e fechou em 7/5, empatando a partida em sets.
No terceiro set, Cilic parecia estar pronto para mudar a situação do jogo, já que quebrou o saque do adversário logo no primeiro game. No entanto, Del Potro manteve jogando em alto nível e, depois de estar perdendo por 3 a 1, venceu cinco games seguidos e fechou a parcial em 6/3.
No set seguinte, mais equilíbrio durante os pontos, com os dois tenistas jogando muito bem seus games de saque. Mais confiante e consistente no fundo de quadra, Del Potro conseguiu quebrar o serviço de Cilic no décimo primeiro game e não deu chances para o adversário na hora de fechar a parcial em 7/5 e o jogo em 3 sets a 1.
O argentino se mostrou muito emocionado após a vitória diante de Cilic. Durante a entrevista pós-jogo, Delpo não conseguiu segurar o choro e afirmou estar bastante contente com o resultado desta quinta-feira. Essa será a segunda vez que o tenista jogará uma semifinal em Roland Garros, sendo que a primeira foi na temporada de 2009, quando perdeu por cinco sets para Roger Federer.