24/05/2018 às 16h48min - Atualizada em 24/05/2018 às 16h48min

Paraná registra quatro mortes por gripe em uma semana, diz Sesa

Novos casos foram registrados em Curitiba, Colorado, Matelândia e Planalto.

g1.globo.com - Fábio Linjardi, RPC Maringá
A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) confirmou, na quarta-feira (23), quatro mortes por gripe no intervalo de uma semana. Os casos foram registrados em Curitiba; Colorado, no norte; Matelândia, no oeste; e Planalto, no sudoeste.
 
Neste ano, foram 14 mortes por gripe confirmadas em 12 cidades. As vítimas tinham entre 24 e 97 anos. Desse total, oito óbitos foram provocados pela subtipagem A(H3); cinco pela A(H1N1); e um foi classificado como em consequência de "influenza A não subtipado".
 
De acordo com a Sesa, do total de casos fatais neste ano, havia fator de risco em 13 - idade superior a 60 anos, além de doenças no coração, pulmões ou rins são algumas delas. Três vítimas eram vacinadas contra gripe.
 
Ainda segundo o boletim, subiu de 88 para 100 o número de casos de pessoas que precisaram de internamento no Paraná em consequência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
 
O governo estadual recomenda que a população procure a imunização contra a gripe o quanto antes porque a vacina demora, em média, 15 dias para fazer efeito.
 
A Sesa diz, ainda, que a vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz e recomenda outras medidas de prevenção, como:
 
  • Higienização das mãos com álcool gel;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »