Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Norte Pioneiro

Parceria entre Sanepar e setor privado vai ampliar rede de esgoto em cidades do Norte Pioneiro

Ibaiti, Pinhalão, Jaboti e Ribeirão do Pinhal estão entre os 36 municípios que terão acesso à coleta e tratamento de esgoto até 2033, com investimentos que somam quase R$ 1 bilhão

Imagem de destaque da notícia

Quatro cidades do Norte Pioneiro do Paraná — Ibaiti, Pinhalão, Jaboti e Ribeirão do Pinhal — foram incluídas na nova Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Sanepar e a empresa Ambiental Paraná, que prevê a ampliação da rede de esgotamento sanitário em 36 municípios da microrregião Centro-Leste. A iniciativa faz parte da estratégia para alcançar a universalização dos serviços de esgoto até 2033, conforme determina o Marco Legal do Saneamento.

O contrato da PPP foi assinado em janeiro de 2025 e prevê início efetivo das operações em julho. A Ambiental Paraná, subsidiária da Aegea Saneamento — maior operadora privada do setor no Brasil — ficará responsável pela execução, modernização, manutenção e operação da infraestrutura de esgoto em 13 municípios já nesta primeira fase. Entre eles estão Ibaiti, Pinhalão, Jaboti e Ribeirão do Pinhal.

Com um investimento estimado de R$ 935 milhões ao longo de 24 anos, o projeto contempla a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto, beneficiando diretamente cerca de 220 mil pessoas. A segunda fase do contrato prevê a extensão dos serviços a outros 24 municípios, incluindo Sabáudia, Fernandes Pinheiros e Guaraci, entre outros.

Durante evento realizado com prefeitos e representantes municipais, a Sanepar apresentou os detalhes da operação e destacou que o processo será conduzido com diálogo e alinhamento entre os municípios e a empresa parceira. "Foi uma reunião de trabalho, onde os prefeitos puderam conhecer a metodologia das PPPs e estabelecer sinergia com a Sanepar, permitindo entender o planejamento de crescimento de cada município", afirmou Wilson Bley, diretor-presidente da companhia.

O prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, celebrou a notícia, destacando a importância da expansão da rede de esgoto para a saúde pública e qualidade de vida da população. "A notícia é muito boa, porque vamos ter atendimento tanto na área urbana quanto nos distritos. Vai melhorar muito e num futuro próximo", disse.

Já o diretor-presidente da Ambiental Paraná, Bruna Buldrini, reforçou o compromisso da empresa com a universalização dos serviços. "Nosso principal objetivo é dar continuidade ao trabalho já feito pela Sanepar para atender as metas do Marco Legal", pontuou.

Com exigências ambientais mais rígidas no Paraná, a Sanepar destacou também a importância de cumprir as outorgas e parâmetros para o lançamento de efluentes, que serão fiscalizados rigorosamente ao longo da parceria. A gestão da PPP caberá à estatal, que atuará em conjunto com os municípios para garantir que as obras contemplem as regiões prioritárias, conforme o crescimento urbano e demandas socioeconômicas.

A expectativa é que municípios como Ibaiti e região possam alcançar até 100% de cobertura nos próximos anos, reduzindo significativamente os impactos ambientais e melhorando os indicadores de saúde pública.


Fonte: AEN

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis