30/06/2017 às 15h59min - Atualizada em 30/06/2017 às 15h59min

Reunião sobre a viabilidade de implantação de consórcio intermunicipal reuniu diversas lideranças em Siqueira Campos

O Diretor Presidente da ADAPAR esteve na reunião e explicou sobre a viabilidade de implantação do consórcio.

Isaele Machado - JCN
Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) - Inácio Afonso Kroetz
Na manhã desta sexta-feira (30) foi realizada uma importante reunião no Departamento de Agricultura de Siqueira Campos, na ocasião o Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) - Inácio Afonso Kroetz, o Chefe Regional da ADAPAR – Mario Roberto Ferri, Prefeito de Siqueira Campos - Fabiano Lopes Bueno e Vice – Prefeito Luiz Henrique Germano, o Presidente da Câmara de Vereadores – Marcos Adriano dos Reis  e lideranças de outros dez municípios discutiram a viabilidade da implantação de consórcio intermunicipal do sistema de inspeção municipal (SIM) com intuito de fomentar mecanismos de abertura de mercado aos pequenos e médios produtores de Siqueira Campos e região.
Durante pronunciamento o Diretor Presidente da ADAPAR citou que o sistema de inspeção é muito importante visando a qualidade dos produtos ofertados no mercado, deste modo a reunião tratou de melhorias voltadas ao pequeno e médio produtor para estabelecer viabilidade desde a produção, fiscalização e venda dos produtos.
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) tem por objetivo inspecionar em cada município a obtenção, o processamento e a comercialização de produtos lácteos (como o leite, queijo, doces, manteiga, iogurte e bebida láctea) e produtos cárneos (derivados da carne). Podendo também inspecionar produtos de origem vegetal, por isso todas as pessoas que produzem ou comercializam esses produtos, devem cumprir determinados padrões de qualidade e os alimentos de origem animal e vegetal e seus derivados deverão ter o carimbo de inspeção, seja Municipal, Estadual ou Federal, garantindo a sua qualidade.
A implantação SIM além da prevenção a saúde pública, tem como finalidade a retirada de produtores clandestinos do mercado, impulsionar a econômica local, a criação de postos de trabalhos e aumento de renda para os empresários locais, bem como, o fortalecimento para inserção de mercadorias no mercado.
A ADAPAR tem por finalidade estabelecer normas, padrões e procedimentos, que determinam a adoção das medidas de prevenção e preservação e contribuem para a sanidade da produção agropecuária paranaense, promovendo o aumento da competitividade junto ao mercado globalizado. 

Com todo esse trabalho o produtor pode ser amplamente beneficiado usando insumos de qualidade, evitando e controlando a ocorrência de problemas de sanidade em seus rebanhos, assim como em sua produção agrícola. Seu custo de produção diminui e seus produtos tornam-se mais competitivos.
Representantes do SEBRAE, EMATER e SEAB também marcaram presença na reunião.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »