
Depois de anos com a maternidade desativada, Wenceslau Braz celebra um novo capítulo na história da saúde municipal. A unidade foi oficialmente reaberta na última sexta-feira (21), devolvendo às famílias brazenses o direito de ter seus filhos nascidos em solo local.
O retorno da maternidade representa o cumprimento de uma promessa antiga e um passo importante na valorização da saúde pública no município. Com a estrutura novamente em funcionamento, o atendimento às gestantes já começou, com acompanhamento pré-natal sendo realizado pela equipe técnica da unidade.
Segundo o prefeito Luiz Carlos Vidal, o Polaco, o primeiro parto já está pré-agendado para acontecer no dia 1º de abril. "Será um momento muito emocionante. Estou honrado de fazer parte dessa história", destacou o gestor, que agradeceu à equipe de trabalho, à população e à sua família pelo apoio ao longo do processo de reativação da maternidade.
O contrato para retomada dos serviços foi assinado na quinta-feira (20), oficializando a entrega da estrutura à população no dia seguinte. A reabertura é fruto de articulação e investimentos do município, com o apoio de secretarias e profissionais da saúde.
Nos últimos anos, nenhuma criança nasceu na cidade devido à falta de estrutura hospitalar adequada. Com a reativação da maternidade, a atual gestão espera reverter esse cenário, oferecendo dignidade, cuidado e segurança às gestantes e recém-nascidos.
"Amanhã é dia de vitória, é dia de recomeço", declarou Polaco na véspera da entrega da maternidade, reforçando o compromisso de sua administração com a saúde e o bem-estar das famílias brazenses.
A maternidade integra o Hospital São Sebastião, que vem sendo reestruturado para atender às demandas da região. A ação também está alinhada com os projetos em andamento pelo Codren (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Território Divisa Norte do Paraná), do qual o prefeito é presidente.
Com a maternidade reaberta, nasce não apenas uma nova etapa na saúde local, mas a esperança de um futuro mais digno para a população de Wenceslau Braz.
Fonte: Wenceslau Braz