03/05/2018 às 12h01min - Atualizada em 03/05/2018 às 12h01min

Aprenda como usar pantacourt (mesmo no inverno!)

A calça mais curta e solta no corpo é super versátil e funciona bem para o trabalho ou para um fim de semana relax com os amigos - entenda aqui como usar pantacourt!

revistamarieclaire.globo.com
Aprender como usar pantacourts é uma questão de hábito e prática (Foto: Imaxtree)
Depois de toda uma era marcada pelas calças skinny, justíssimas no corpo e que deixavam as curvas mais em evidência, outros modelos começaram a despontar no mundo da moda, incluindo aquelas mais soltas no corpo e que não eram de denim. Porém, apesar da variedade, agora enorme, de modelos, a dúvida ainda ficava: como usar pantacourt ou qualquer outro modelo diferente daqueles que estávamos tão acostumadas?
 
Se você não sabe, o pantacourt é um tipo de calça mais curta, que normalmente termina no meio da canela, e é bem mais solta no corpo - como uma pantalona, mas que não vai até o calcanhar. A versão causou um pouco de polêmica na moda, porque levantou de novo a discussão de que esse tipo de calça não é para todo mundo, já que pode encurtar a silhueta e fazer mulheres baixas parecerem ainda mais baixas.
 
Nós preferimos não entrar nas tais regras da moda - e Rihanna nos ensinou que não tem graça segui-las! - e acreditamos que toda mulher pode usar o que tem vontade e a faz sentir confortável. No caso das pantacourts, essa é a combinação perfeita, porque esses modelos unem conforto e praticidade em uma única peça de roupa.
 
O truque com é brincar com a silhueta. Parece difícil aprender como usar pantacourt, mas na verdade é uma questão de costume e prática. Saindo das peças mais justas, pode parecer estranho começar a usar aquelas que são bem mais soltas no corpo, por isso, essa é a oportunidade perfeita para você brincar com as produções e desconstruir a silhueta.
 

A  pantacourt brinca com a silhueta feminina (Foto: Imaxtree)

A pantacourt brinca com a silhueta feminina (Foto: Imaxtree)


A pantacourt brinca com a silhueta feminina (Foto: Imaxtree)
 
Na época de meia-estação, o modelo é perfeito quando combinado com casacos mais longos, na altura do quadril, ou tricôs oversized. Nos pés, as botas de cano médio podem ser uma opção incrível, mas os sapatos sem salto, como mocassins e mules também são uma escolha comum entre as fashionistas.
 
Apostar em conjuntinhos monocromáticos ou usar o modelo apenas como uma quebra em um look mais formal também é uma opção - e vale sempre lembrar que não existe um modelo perfeito de pantacourt, mas ele é adaptado aos diferentes tipos de tecidos - até o denim entra na jogada. Para o verão, vale sempre investir nos tecidos mais leves e naturais, como o linho ou o algodão, e deixar as versões mais grossas (e até em veludo) para a estação mais fria do ano.
 

Casacos longos e sobretudos criam produções interessantes com a calça (Foto: Imaxtree)

Casacos longos e sobretudos criam produções interessantes com a calça (Foto: Imaxtree)


Casacos longos e sobretudos criam produções interessantes com a calça (Foto: Imaxtree)
 
Falando no inverno, é comum também combinar as pantacourts com meias calças para dar conta do tempo frio e, por mais que a combinação possa gerar certa estranheza, a onda das meias arrastão se mostrou uma queridinha para esse tipo de produção invernal.
 
Vale lembrar também que as pantacourts são muito versáteis e podem ser usadas tanto em um ambiente de trabalho formal quanto para um encontro com os amigos no final de semana, tudo depende das combinações que você monta. Com camisa e um blazer, além de sapatos de salto, fica ótimo para um dia de reuniões, e com uma camiseta soltinha no corpo e uma alpargata vira o look ideal para um passeio relaxante pela cidade ou pelo parque.
 

A pantacourt transita bem entre um ambiente de trabalho e um fim de semana relax (Foto: Imaxtree)

A pantacourt transita bem entre um ambiente de trabalho e um fim de semana relax (Foto: Imaxtree)


A pantacourt transita bem entre um ambiente de trabalho e um fim de semana relax (Foto: Imaxtree)
 
Busque inspirações onde puder (o Pinterest é o lugar perfeito para isso!) e experimente ao máximo com as roupas que você tem. Por mais que seja sair do comum usar uma calça que não vá até o chão, pode ser a melhor maneira de você montar uma produção que fuja do seu uniforme do dia a dia, é mais moderna e infinitamente mais confortável do que uma calça jeans.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »