17/04/2018 às 16h16min - Atualizada em 17/04/2018 às 16h16min

Vem aí Abril de Shakespeare VII

Homenagem ao dramaturgo prometer enriquecer Curitiba culturalmente

Assessoria
Chegamos ao mês de abril, que também é conhecido, para os amantes da literatura, como o mês de Shakespeare. A escolha é uma homenagem a morte e nascimento do autor, que têm como coincidência a mesma data, dia 23 de abril.
 
William Shakespeare é um dos dramaturgos mais conhecidos do mundo inteiro. O autor nasceu na cidade Stratford-upon-Avon, no condado inglês de Warwickshire. Suas peças e sonetos são lidos até os dias de hoje, o que torna a sua obra atemporal no quesito público. Como diria Ben Jonson, também dramaturgo, Shakespeare “não era de uma época, mas de todos os tempos”. O londrino é responsável por obras como Sonho de uma Noite de Verão, Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet, Rei Lear, Otelo e muitas outras.
 
De forma a homenagear essa peça tão importante à cena literária mundial, nos dias 19 e 20 de abril, é realizada a sétima edição do Abril De Shakespeare, com organização das instituições de ensino: UFPR, UTFPR, UNIANDRADE e Cultura Inglesa. Curitiba se tornará palco de um evento repleto de palestras, discussões enriquecedoras e, claro, produções culturais do autor.
 
Entre os destaques, o Grupo Alfenins vai realizar um recital com uma harpa similar às usadas na época. E o espetáculo “Um Ricardo III”, também adaptação da obra clássica de Shakespeare, é outro momento que vale à pena ser visto. A montagem capta a essência do original e quer causar reflexões na plateia. A entrada é franca.
 
Confira a programação completa:
 
QUINTA - 19 DE ABRIL - AUDITÓRIO UTFPR
 
19:00 – abertura
 
19:15 - Introduzindo Ricardo III - Drª Regina Helena Urias Cabreira (UTFPR)
 
19:45 - Apresentação da peça "Um Ricardo III", da TRAIO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA.,uma produção de Dimas Bueno.
 
SEXTA - 20 DE ABRIL - TARDE - MINI-AUDITÓRIO UTFPR
 
13:30 - Shakespeare goes to (Brazilian) schools - Drª Marcia Regina Becker (UTFPR)
 
14:30 - Brincando com Shakespeare: o trabalho da Cia.
 
Vagalum Tum Tum - Drª Aline Sanfelici (UTFPR)
 
15:20 - 15:50 – intervalo
 
15:50 - Os Sonetos de Shakespeare: explorando uma parte menos conhecida da obra do grande dramaturgo. - Drª Flavia Azevedo (UTFPR)
 
16:40 - Shakespeare e medievalismos: King John em performance no século XIX - MsC. - Fernanda Korovsky Moura (UFSC)
 
SEXTA - 20 DE ABRIL - NOITE - CULTURA INGLESA
 
19:30 - Shakespeare e a Música - Drª Anna Stegh Camati (Uniandrade / Cultura Inglesa)
 
20:15 - Recital de Música da Renascença Inglesa, do Grupo Alfenins.
 
 
Endereços:
 
UTFPR – Câmpus Curitiba – Sede Centro
 
Avenida Sete de Setembro, 3165
 
Cultura Inglesa – Unidade Alto da XV
 
Rua General Carneiro, 777 – Centro
 
 
Sobre a Cultura Inglesa de Curitiba
 
Há setenta e cinco anos em nossa cidade, a Cultura Inglesa de Curitiba divide suas atividades em cinco unidades, sendo uma delas localizada em São José dos Pinhais. A Cultura Inglesa de Curitiba é uma Associação sem fins lucrativos, revertendo toda sua renda em benefício de suas atividades e alunos. O compromisso em manter o alto nível de ensino do inglês britânico, além de aspectos culturais do país, é um dos pilares da escola, que busca respaldo na qualificação elevada do quadro de professores, constantemente desenvolvida por meio de workshops, seminários e treinamentos. O teor vanguardista da escola é ainda reforçado por parcerias com grandes entidades, como é o caso do British Council - organização britânica que promove oportunidades culturais e educacionais entre Brasil e Reino Unido e da Universidade de Cambridge, famosa por suas certificações atestando conhecimento da língua inglesa em todo o mundo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »