27/03/2018 às 10h58min - Atualizada em 27/03/2018 às 10h58min

Em dois períodos? Dias intercalados? Veja como dividir os seus treinos

Treinadores Gustavo Luz e Deborah Povoleri mostram a melhor maneira de organizar a sua rotina de atividades físicas, dependendo do seu condicionamento e histórico

globoesporte.globo.com - Eu Atleta
Quem gosta de praticar atividade física, normalmente é adepto de mais de uma modalidade. Mas como organizar a rotina conciliando os treinos com trabalho, família, entre outros afazeres do dia a dia? Não é fácil. E muitas vezes o atleta amador precisa treinar todos os dias e até duas vezes no mesmo dia. Mas será que isso é saudável? Será que qualquer pessoa pode adotar uma rotina tão intensa? Para descobrir, o Eu Atleta conversou com os preparadores físicos Gustavo Luz e Deborah Povoleri.
 
Os dois profissionais ressaltam que essa é a realidade de muita gente pela falta de tempo da vida moderna. Mas ambos concordam que é preciso bom condicionamento físico para aguentar a “pegada” e que se for preciso fazer dois treinos no mesmo dia, é importante que ele tenha características e estímulos diferentes.
 

Fazer treinos que estimulem músculos diferentes no mesmo dia pode ser uma boa ideia (Foto: Istock)

Fazer treinos que estimulem músculos diferentes no mesmo dia pode ser uma boa ideia (Foto: Istock)


Fazer treinos que estimulem músculos diferentes no mesmo dia pode ser uma boa ideia (Foto: Istock)
 
- Muita gente treina duas vezes ao dia em vários dias da semana. Por exemplo, é possível nadar e fazer musculação, correr e pedalar, alongar e treinar na academia, e por aí vai. Tem que ir ajustando com a logística do dia a dia profissional, não tem jeito - comentou Gustavo Luz.
 
- Para ter dois treinos no mesmo dia, eles devem ser de características ou grupamentos musculares diferentes, por exemplo: treino de força para quadríceps de manhã, treino de resistência cardio com predominância de membros superiores à noite ou natação. Dificilmente um atleta que é amador consegue treinar grandes grupamentos e fazer outro treino que lhe exija no mesmo dia - afirmou Deborah Povoleri.
 
Gustavo Luz citou o exemplo dos triatletas lembrando que os querem praticar o esporte com bom desempenho precisam treinar duas vezes ao dia. Para ele, isso não é um problema, desde que a pessoa não corra em dois períodos.
 
 
- Eu acho que a questão aí é a corrida duas vezes ao dia. Isso é pior do que melhor para a maioria. Então, a sugestão para o corredor amador, na média, é não correr duas vezes ao dia, preferir praticar outra atividade complementar. A não ser que esteja treinando para uma prova de corrida específica que precise dessa habilidade.
 
De acordo com o treinador, a melhor estratégia, no caso da corrida, é treinar dia sim, dia não.
 
- Dá tempo de se recuperar melhor. Mas sempre com alguma atividade complementar nos dias em que não corre. Só descansa quando estiver cansado. Mas é difícil uma pessoa que não esteja muito familiarizada com a corrida, ter todas essas sensações e saber interpretá-las. Essas pessoas precisam de planilha, precisam de uma regra para seguir. E às vezes ter dia de descanso aqui, dia de descanso ali, pode funcionar bem. Dá uma certa perspectiva da semana como um todo, facilitando a assimilação dos treinos - observou.
 
Deborah Povoleri usou outro exemplo, o dos peladeiros de plantão que não abrem mão do treino de musculação ou de suas corridinhas. Segundo ela, para quem tem que fazer isso no mesmo dia do futebol, é importante ter um certo descanso no intervalo entre as modalidades, além de boa alimentação.
 
- Aquela pessoa que vai à academia de manhã e joga um futebolzinho à noite provavelmente vai perceber que o seu rendimento vai cair se ele não tiver feito boas refeições ou descansado nesse intervalo de tempo. O importante é frisar que isso vai depender muito da condição física e do background de cada um.
 

Muitas vezes é melhor descansar do que ir treinador sem condições físicas ideais (Foto: Istock)

Muitas vezes é melhor descansar do que ir treinador sem condições físicas ideais (Foto: Istock)


Muitas vezes é melhor descansar do que ir treinador sem condições físicas ideais (Foto: Istock)
 
O treinador especialista em corridas foi mais além. Para ele, mais importante do que seguir regularmente a rotina de dois treinos por dia ou ainda de treinos diários, sem intervalo, é saber ouvir e obedecer seu corpo quando ele pede descanso.
 
- Eu tenho uma regra que eu não deixo passar: se ficar na dúvida entre descansar e sair para treinar, descanse na mesma hora. Isso vale muito para quem gosta de treinar. Há vezes em que você pode passar dois ou três dias sem conseguir treinar porque se enrolou com o trabalho ou porque simplesmente quer descansar. Isso não é um problema e não vai diminuir o seu rendimento - garantiu.
 
Fica a dica e bons treinos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »