02/09/2024 às 11h43min - Atualizada em 02/09/2024 às 11h43min

Escola Antonio Paulo de Souza, APAE, de Siqueira Campos promove ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

JCN /Por Isa Machado
No final do mês de agosto a Escola Antonio Paulo de Souza, APAE, de Siqueira Campos deu ênfase à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promovendo um evento voltado à conscientização.
A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Tendo em vista a importância da data, o JCN elaborou uma entrevista com a Célia Godoy, diretora da escola (APAE). Confira abaixo a entrevista completa.
JCN - Qual a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla?
Célia Godoy - Idealizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla surgiu com outro nome, no entanto, com o Projeto de Lei n° 5090, de 2013, do então deputado federal Dr. Eduardo Barbosa, foi intitulada pelo o que conhecemos atualmente e que, por meio de debates, palestras e manifestações acerca das pessoas com deficiência e suas famílias, é hoje a campanha de referência em nosso país na luta por visibilidade e representatividade.
 A Semana Nacional é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, instituída pela Lei nº 13.585/2017, e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.
JCN - O que é Deficiência Intelectual e Múltipla?
 Célia Godoy - A deficiência intelectual refere se a padrões intelectuais reduzidos, significativamente inferiores à média, geralmente com manifestação antes dos 18 anos, e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, habilidades acadêmicas, segurança e autonomia.
 Já a deficiência múltipla é caracterizada pela associação entre diferentes tipos de deficiência, como as intelectuais e físicas.
JCN - Há quantos alunos na APAE com Deficiência Intelectual e Múltipla?
 Célia Godoy - Quando uma pessoa tem múltiplas deficiências, isso pode incluir deficiência intelectual juntamente com outras deficiências, como problemas físicos ou sensoriais. A APAE de Siqueira Campos tem 220 alunos matriculados, dos quais 181 possuem múltiplas deficiências."
JCN - Como é o trabalho de alfabetização desses alunos?
 Célia Godoy - A alfabetização deve ser adequada à realidade desses alunos, baseando-se no nível atual do aluno para promover a aprendizagem e, dessa forma, desenvolver gradualmente suas novas habilidades. Na APAE existem vários programas e metodologias que são utilizados com os alunos de acordo com a sua condição e nível intelectual. Alguns deles: Método multissensorial, fônico: Abacada, boquinhas, Panlexia, Programa Teacch, etc.
JCN - Quais tipos de assistência e suporte a APAE oferece a esses alunos?
 Célia Godoy - A APAE atua nessas três áreas principais. A instituição é conhecida por oferecer suporte e serviços para pessoas com deficiências, e seu trabalho geralmente é dividido da seguinte forma:
Educação: A APAE oferece atendimento educacional especializado, com o objetivo de promover o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos com deficiência. Isso pode incluir atividades pedagógicas adaptadas às necessidades individuais de cada aluno.
Saúde: A APAE fornece serviços de saúde, que podem incluir acompanhamento médico, terapias e cuidados especializados. Isso é fundamental para garantir que as pessoas atendidas recebam o tratamento adequado para suas condições específicas.
Assistência Social: Na área de assistência social, a APAE oferece apoio e orientação para as famílias, ajuda com questões de integração social e pode auxiliar com serviços e benefícios sociais. O objetivo é promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Você acha que ainda existe certo preconceito e discriminação, em sua opinião qual a melhor forma de combater e coibir?
Célia Godoy - Sim, ainda existe preconceito e discriminação em relação à deficiência intelectual, apesar dos avanços na conscientização e inclusão nos últimos anos. A discriminação pode se manifestar de várias maneiras, desde atitudes negativas até barreiras estruturais e falta de acesso a oportunidades. A melhor forma de combater o preconceito e a discriminação é a informação e a conscientização que precisa ser diário, constante e de todos.
 
JCN - Quais os principais desafios para trabalhar com esses alunos?
Célia Godoy - Os desafios podem ser superados com planejamento cuidadoso, colaboração e uma abordagem centrada no aluno. Com o suporte adequado, é possível criar um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento e o sucesso dos alunos com deficiência intelectual.
Aqui estão alguns dos principais desafios:
  1. Diferenças no Ritmo de Aprendizagem: Alunos com deficiência intelectual podem aprender a um ritmo mais lento do que seus pares. Isso pode exigir que os professores adaptem o material didático e a abordagem pedagógica para atender às necessidades individuais.
  2. Necessidade de Suporte Personalizado: É importante oferecer suporte personalizado, o que pode incluir adaptações curriculares, estratégias de ensino diferenciadas e o uso de tecnologias assistivas. Criar e implementar planos educacionais individualizados.
  3. Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Emocionais: Além das habilidades acadêmicas, muitos alunos com deficiência intelectual podem precisar de suporte adicional para desenvolver habilidades sociais e emocionais.
  4. Barreiras de Comunicação: A comunicação pode ser um desafio, especialmente se o aluno tiver dificuldades em expressar suas necessidades e pensamentos. O uso de métodos de comunicação alternativa e aumentativa pode ser necessário.
  5. Formação e Capacitação dos Educadores: Os professores precisam de formação e capacitação adequadas para lidar com a diversidade de necessidades. Isso inclui entender a deficiência intelectual, estratégias de ensino diferenciadas e como trabalhar em equipe com outros profissionais e com a família do aluno.
  6. Recursos e Apoio: Muitas vezes, a disponibilidade de recursos e apoio pode ser um desafio. Isso inclui não apenas recursos físicos e materiais, mas também o suporte de equipes multidisciplinares, como psicólogos, terapeutas e assistentes educacionais.
 
 
 
 
 
 
 

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