09/08/2024 às 16h03min - Atualizada em 09/08/2024 às 16h03min

Experiências do Paraná em saúde digital foram tema de encontro do Sul e Sudeste

Nova plataforma de inteligência artificial para aprimorar e unificar a gestão em saúde, inédita no País, avanços tecnológicos alocados na pasta dentro do Programa SUS Digital e o georreferenciamento das arboviroses foram apresentados pela Sesa às demais secretarias.

REDAÇÃO
AEN Parana
Foto: Valdelino Pontes/SECID

As experiências do Paraná em saúde digital foram tema da reunião entre secretários da Saúde realizada na manhã desta sexta-feira (9), dentro da programação do 11º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que aconteceu no Espírito Santo. Foram explorados temas como a implantação da nova plataforma de inteligência artificial para aprimorar e unificar a gestão em saúde, inédita no País, além dos avanços tecnológicos alocados na pasta dentro do Programa SUS Digital e o georreferenciamento das arboviroses.

“Paraná Saúde Digital - Tecnologia para uma vida melhor” foi a pauta central da apresentação do Paraná às demais secretarias dos estados do Sul e Sudeste e profissionais da área. O secretário da Pasta, César  Neves, destacou a importância do projeto. “Trouxemos esse assunto ao encontro pois acreditamos que a aplicação da tecnologia faz toda a diferença na gestão. Conhecer o território, compilar e sintetizar as informações auxiliam no planejamento estratégico, controle e execução das políticas públicas”, afirmou.

Outra experiência bem-sucedida apresentada no encontro foi a adesão dos 399 municípios paranaenses ao Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde, avanço da utilização das tecnologias nas localidades, além de outras ações voltadas a esta área.

A aplicação do GeoConass Arboviroses em 2023, quando houve a epidemia de chikungunya no país vizinho, Paraguai, finalizou o painel de apresentação. Esse sistema foi desenvolvido pelo Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) . Ele é uma das ferramentas que faz o geoprocessamento de dados do território, permitindo o monitoramento espacial para o bloqueio de casos e avaliações de intervenção.

PLATAFORMA – A nova plataforma Paraná Saúde Digital é 100% financiada pelo Governo do Estado e entrou em funcionamento em junho de 2024. A estratégia, desenvolvida pela Sesa, busca demonstrar todos os dados da Atenção Primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde, podendo incluir a Gestão e Regulação de Leitos, e outras áreas. Em fase de incorporação na plataforma estão os sistemas já trabalhados pela rede estadual, como o Sistema de Informações da Pessoa Idosa (SIPI) e a Estratificação de Risco em Saúde Bucal.

“O Paraná caminha a passos largos para a transformação digital da saúde. A inserção de dados, análise e painéis ilustrativos nos trarão um cenário mais próximo da realidade de cada município e, melhor ainda, individualizado do cidadão”, complementou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes.  

Outros temas como o enfrentamento à dengue, aplicativos voltados para agendamentos e incentivo à utilização dos serviços de saúde, a importância da gestão e capacitação adequadas dos profissionais do SUS e o monitoramento para respostas aos desastres naturais também foram apresentados às demais secretarias estaduais.

PRESENÇAS – Participaram do encontro os secretários da Saúde do Espírito Santo, Miguel Paulo Duarte Neto; Santa Catarina, Diogo Demarchi; Minas Gerais, Fábio Baccheretti; São Paulo, Eleuses Paiva, além do chefe do Núcleo de Informática da Sesa, Mauricio Todeschi; do assessor da diretoria-geral, Eduardo Rebonato, e assessores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »