A polícia de Pequim informou que detectou uma mulher suspeita de ter publicado comentários "maliciosos" sobre a final feminina de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de Paris.
O jogo pela medalha de ouro, disputado no último sábado entre duas jogadoras chinesas, colocou frente a frente Sun Yingsha, 23 anos e muito admirada em seu país, e Chen Meng, de 30 anos, campeã olímpica nos Jogos de Tóquio-2020 e que conseguiu repetir o título contra seu compatriota.
Muito querida na China, por sua imagem, juventude e aparente humildade, Sun Yingsha teve grande apoio entre o público presente na final.
Os chineses comemoravam efusivamente cada um de seus pontos, enquanto as respostas aos pontos de Chen Meng eram frias e hostis. Na internet, vários comentários críticos e insultantes foram publicados contra Cheng Meng.
A suspeita detida, de 29 anos, “fabricou de maneira maliciosa informações falsas e caluniou outros abertamente”, segundo a polícia do distrito de Daxing, na capital chinesa, em uma mensagem publicada na terça-feira (6) na rede social Weibo.
O comunicado não explica a natureza exata dos fatos pelos quais a mulher é acusada, tampouco contra quem as informações são dirigidas. A investigação segue em curso, informou a polícia.
Para ligar com os comentários mal-intencionados, o Weibo informou no domingo que pagou mais de 12 mil publicações e desativou mais de 200 contas.
Em nota, a rede social pediu aos usuários que interajam online “de maneira razoável”.
As mensagens publicadas no Weibo mostraram uma foto de uma espectadora da final em Paris fazendo um gesto desrespeitoso na direção a Chen Meng.
Outros vários internautas, porém, criticaram o comportamento do público durante a final e ofereceram apoio à mesa-tenista.
“Qualquer um que não saiba [que o jogo era entre duas chinesas] teria pensado que Yingsha estava jogando contra uma adversária estrangeira”, lamentou um usuário do Weibo.