15/03/2018 às 15h07min - Atualizada em 15/03/2018 às 15h07min

Cabelo oleoso, o que fazer?

Siga 9 mandamentos e acabe com a oleosidade

rodrigocintra.blogosfera.uol.com.br - Rodrigo Cintra
Ninguém merece se deparar no meio do dia com um cabelo sem volume, escorrido e com aspecto oleoso — um dos incômodos mais comuns e que derrubam qualquer visual. O sebo do couro cabeludo faz parte de um processo natural e serve como escudo contra a quebra e a poluição. O problema é a sua fabricação excessiva. Isso pode gerar complicações, como dermatites, caspa e queda capilar.
 
Além de possíveis alterações hormonais, há outros fatores que colaboram para o estímulo das glândulas sebáceas a produzirem maior oleosidade. Portanto, aqui vão os nove mandamentos para se livrar do problema e ter a cabeleira intacta durante todo o dia.
 
1. Mantenha os fios limpos
A rotina de higiene é importante. Há quem faça poucas lavagens ou aposte na limpeza diária. Os dois modos podem incentivar a oleosidade. O mais indicado é investir em lavagens em dias alternados para conservar um equilíbrio.
 
2. Diga adeus à ducha quente
Culpada pelo ressecamento dos fios e por estimular a produção de óleo, a água em uma temperatura alta está fora de cogitação. Lave os fios com água fria para que fiquem mais saudáveis e sem frizz.
 
3. Use os produtos certos
Existe um motivo para o mercado oferecer xampus e condicionadores específicos para cada tipo de fio. Nesse caso, opte por itens com tensoativos que funcionam como um agente desengordurante removendo todo o óleo. Mas atenção! Caso só a raiz seja oleosa, use um produto assim apenas nessa região e outro com fórmula para cabelo misto para comprimento e pontas.
 
4. Tire todo o produto dos fios
O acúmulo de substâncias no cabelo também colabora para deixá-lo pesado e seboso. Deve-se redobrar a atenção porque os resíduos podem provocar a proliferação de fungos. Isso acontece, principalmente, com quem exagera na aplicação de creme sem enxágue, por exemplo, que acaba obstruindo os poros. Portanto, água em abundância nunca é demais.
 
5. Manter distância da raiz
Muitas pessoas cometem o erro de passar condicionador na raiz, sendo que o correto é aplicá-lo apenas no comprimento e pontas. O mesmo deve ser feito com os aparelhos quentes, como secador, prancha ou babyliss. O calor também ativa a produção de óleos no couro cabeludo. Então, mantenha sempre uma distância razoável. No uso de secador, ele deve ficar no mínimo 20 cm longe da raiz.
 
6. Tenha o xampu a seco por perto
Não deve ser usado com frequência, mas é um excelente quebra galho, caso surja um evento de última hora e o cabelo precise de um trato. O xampu a seco tem um efeito como talco, absorvendo bem a oleosidade.
 
7. Aposte em táticas de emergência
Se você está sem tempo e precisa driblar aqueles fios grudados na testa, uma dica rápida e eficaz é lavar só a franja na torneira com xampu. O restante do cabelo pode ganhar um penteado, como coque ou rabo de cavalo. Outra maneira é simplesmente mudar a risca do cabelo de lugar e tirar o foco da parte oleosa.
 
8. Invista no método detox
Ao menos uma vez por mês, principalmente para quem apresenta uma raiz muito oleosa, vale ir ao salão para fazer um detox no couro cabeludo. Além de uma limpeza mais profunda na região, o profissional pode realizar uma avaliação mais detalhada para saber se deve aplicar outro tipo de tratamento, como reposição de aminoácidos.
 
9. Pergunte sempre
Às vezes, há mudança na textura do fio por um problema hormonal, estresse ou qualquer outro fator. Se observar que o cabelo está apresentando um quadro incomum, vale conversar com o seu profissional. E caso, seja algo mais grave ou específico, vale consultar um dermatologista para uma orientação mais adequada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »