07/03/2018 às 12h09min - Atualizada em 07/03/2018 às 12h09min

Deputadas constituintes receberão Diploma Bertha Lutz

Da Redação - MB
Agência Câmara Notícias

As 26 deputadas que atuaram no processo constituinte entre 1987 e 1988 recebem hoje, em sessão solene do Congresso Nacional, o Diploma Bertha Lutz. O evento integra as programações comemorativas do Dia Internacional da Mulher e dos 30 anos de promulgação da Constituição de 1988. 

Entre as homenageadas, estão as atuais senadoras Lídice da Mata (PSB-BA), Lúcia Vânia (PSB-GO) e Rose de Freitas (PMDB-ES) e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

Também receberão o diploma as constituintes Anna Maria Rattes (RJ, Beth Azize (AM), Bete Mendes (SP), Eunice Michiles (AM), Irma Passoni (SP), Lúcia Braga (PB), Maria de Lourdes Abadia (DF). Maria Lúcia de Mello Araújo (AC), Marluce Pinto (RR), Moema São Thiago (CE), Myriam Portella (PI), Raquel Cândido (RO), Raquel Capiberibe (AP), Rita Camata (ES), Sadie Hauache (AM), Sandra Cavalcanti (RJ). E, in memoriam: Abigail Feitosa (BA), Cristina Tavares (PE), Dirce Tutu Quadros (SP), Márcia Kubitschek (DF), Rita Furtado (RO); Wilma de Faria (RN).

A sessão solene ocorrerá às 9 horas, no plenário do Senado.

Bertha Lutz
O Diploma Bertha Lutz, criado em 2001, premia anualmente pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. 

Bertha Maria Julia Lutz foi uma bióloga e advogada paulista e é considerada uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século 20. Aprovada em um concurso público para pesquisadora e professora do Museu Nacional no ano de 1919, tornou-se a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil.

Uma das principais bandeiras levantadas por ela era garantir às mulheres o direito de votar e de serem votadas, o que só ocorreria em 1933. Bertha Lutz foi eleita suplente para a Câmara dos Deputados em 1934. Em 1936 assumiu o mandato, que durou pouco mais de um ano. Ela faleceu em 1976, no Rio de Janeiro.

Debate
Ainda nesta quarta será promovido o colóquio “A Bancada do Batom e a Participação Feminina na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988”. O evento também faz parte da programação do Março Mulheres, organizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

O objetivo do debate, que contará com a participação das constituintes e de cientistas políticos e jornalistas, é elucidar a atuação feminina no processo de formulação da atual Constituição, realizando um registro dessa participação no processo de redemocratização do País.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »