06/03/2018 às 16h59min - Atualizada em 06/03/2018 às 16h59min

Engenheiro do DER se “contradiz” e lombadas são colocadas novamente na PR 092

Isaele Machado - JCN
João Estevam
Em 2017 o Jornal Correio do Norte publicou uma matéria referente à retirada da lombada física no primeiro trevo que da acesso a cidade de Siqueira Campos (próximo a Construnorte), após questionamentos e repercussão da matéria, segundo o Gerente Responsável - Engenheiro Aurélio Fortes Neto do Escritório Regional do DER do Norte Pioneiro, o DER instalou no local um radar que substitui a lombada física. “A lombada que foi retirada em Siqueira Campos será substituída por uma lombada eletrônica permitindo a velocidade máxima de 60KM”, disse o engenheiro na época
A justificativa para substituição da lombada é de que existe uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN indicando que vias onde passam mais de cinco mil veículos diariamente, inclusive veículos pesados é necessária a colocação de lombadas eletrônicas, pois as físicas não suportam o peso de veículos e a intensidade de fluxo.
Após a retirada da lombada e polêmicas relacionadas ao assunto foram colocados redutores de velocidade, radar e colocaram novamente lombadas físicas, o que contradiz os dados repassados engenheiro Aurélio Fortes que afirmou que “lombadas físicas não suportam o peso de determinados veículos”, se não suportam até o momento nossa equipe não recebeu informações sobre o motivo da colocação das mesmas, porém a retirada delas rendeu vários acidentes na localidade.
Além dos vereadores, prefeito Bí, meios de comunicação local, no dia 24 de novembro o CMDCA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Siqueira Campos enviou um oficio ao Governador do Estado do Paraná – Carlos Alberto Richa solicitando duas lombadas eletrônicas ou redutores de velocidade para serem instalados nos trevos de acesso ao município.
O conselho justificou que muitas crianças necessitam atravessar a rua (PR092) para ir às escolas e colégios do município, porém com a retirada das lombadas o trecho se tornou perigoso.
“Quando o DER executou o recapeamento asfáltico na PR092, as lombadas físicas que tinham anteriormente foram retiradas, assim os motoristas passam em alta velocidade pelo local, dificultando a travessia de pedestres e aumentando riscos de acidente”.
Agora com a volta das lombadas físicas e outros meios de prevenção, a situação na rodovia melhorou, porém o JCN ainda busca informações junto ao DER para saber o verdadeiro motivo da retirada dessas lombadas no ano passado com argumentos imprecisos para isso, já que para colocação de novas lombadas é investido dinheiro.
 
Outro problema, “O barranco”
Outro problema que está gerando polêmica entre os motoristas que utilizam a PR092, principalmente do trecho que passa pela cidade de Siqueira Campos, está relacionado à elevação entre a pista e o acostamento que não estão uniformes dificultando a saída da pista, pois com a altura que dá uma diferença considerável oferece riscos de acidente de transito.
 Uma das entrevistadas citou que quase perdeu o controle de sua caminhonete devido à altura da pista em relação ao acostamento. “ Ficou complicado, eu fui sair da pista para entrar no posto de combustível e quase rodei com meu carro devido à altura que está a pista”, desabafou.
A diferença entre a pista e o acostamento é de aproximadamente 10 centímetros, ironicamente um “barranco”.
Até o fechamento desta matéria não conseguimos entrar em contato com o DER para explicar sobre a diferença na altura entre a pista e o acostamento.
 
No último dia 24 de novembro O CMDCA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Siqueira Campos enviou um oficio ao Governador do Estado do Paraná – Carlos Alberto Richa solicitando duas lombadas eletrônicas ou redutores de velocidade para serem instalados nos trevos de acesso ao município.
O conselho justificou que muitas crianças necessitam atravessar a rua (PR092) para ir às escolas e colégios do município, porém com a retirada das lombadas o trecho se tornou perigoso.
Quando o DER executou o recapeamento asfáltico na PR092, as lombadas físicas que tinham anteriormente foram retiradas, assim os motoristas passam em alta velocidade pelo local, dificultando a travessia de pedestres e aumentando riscos de acidente. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »