07/05/2024 às 10h58min - Atualizada em 07/05/2024 às 10h58min

​Gaeco denuncia quatro pessoas por formação de milícia para praticar crimes contra comunidade cigana

MPPR
O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu no dia 29 de abril denúncia criminal contra quatro pessoas que fingiam ser policiais para praticar crimes contra uma comunidade cigana da capital. A denúncia foi recebida pela 7ª Vara Criminal da Região Metropolitana de Curitiba.
Conforme as investigações da Operação Nômade, os denunciados constituíram, organizaram e integraram grupo criminoso, com a finalidade específica de praticar crimes diversos, como extorsão, lesão corporal, ameaça, dano, disparos de arma de fogo, incêndio, entre outros, contra integrantes da comunidade cigana. Um dos denunciados usava cartões pessoais com o símbolo da polícia civil e exercia o comando coletivo do grupo criminoso, coordenando as ações dos demais integrantes – membros de sua família que o auxiliavam.
Os denunciados se valiam também de armas de fogo, rádios comunicadores, rastreador, carteira de detetive, além de um veículo similar a uma viatura da polícia civil, a fim de intimidar as vítimas a não relatarem às autoridades públicas as ações do grupo criminoso.
Além da condenação dos réus, a denúncia requer, em relação a todos os denunciados, reparação de danos resultantes do crime, no importe mínimo de R$ 200 mil, a ser pago a título de dano material e moral para as vítimas.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »