06/03/2018 às 14h27min - Atualizada em 06/03/2018 às 14h27min

Descubra 5 tipos de alimentos que melhoram a qualidade do sono

Porque não há nada melhor na vida que uma noite bem dormida

revistaglamour.globo.com - Geiza Martins
Há quem diga que luxo é ter tempo, mas, pra quem sofre de insônia, luxo é conseguir dormir bem! A cartilha da saúde aconselha oito horas diárias de sono – mas de nada adianta se passarmos a noite tensas, acordando a toda hora.
 
Uma noite mal dormida nos impede de chegar ao sono profundo (aquele reparador) e ainda perturba nosso metabolismo, desequilibra hormônios e pode até levar a ganho de peso. Ui!
 
Se pararmos pra pensar, tudo isso é bastante alarmante. Mas antes de recorrer a remédios artificiais, saiba que a solução para uma noite bem dormida pode estar no que você come. Do chá ao tempero, do suco à mistura do dia, há muitos alimentos que exercem um efeito relaxante no corpo. Vem ver quais são!
 
1. Leguminosas
 

Leguminosas (Foto: Thinkstock)

Leguminosas (Foto: Thinkstock)


Leguminosas (Foto: Thinkstock)
 
Quem disse que apenas alimentos leves fazem relaxar? Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, todos eles possuem nutrientes que melhoram a qualidade do sono indiretamente, pois reduzem a ansiedade e o stress. "Os grãos são ricos no aminoácido triptofano, vitaminas do complexo B, niacina e ácido fólico", comenta Cátia. Esses nutrientes citados pela nutri são estimulantes da serotonina. Só não vale exagerar na quantidade!
 
2. Ervas calmantes
 

Chá de camomila (Foto: Thinkstock)

Chá de camomila (Foto: Thinkstock)


Chá de camomila (Foto: Thinkstock)
 
Sua mãe estava certíssima ao oferecer um "cházinho" antes de você ir pra cama. Segundo a nutricionista do W Estética & Spa, Cátia Ruthner, algumas folhas têm poder de aumentar a serotonina, neurotransmissores que regulam a primeira fase do sono, chamada de "sono lento". "A seronina diminue a ansiedade, agindo como um indutor natural do sono e auxiliando pessoas que sejam hiperativas" afirma. Você pode encontrá-la na camomila, erva de São João, passiflora incarnata ou flor da paixão, valeriana e erva cidreira.
 
3.  Maracujá
 

Maracujá (Foto: Thinkstock)

Maracujá (Foto: Thinkstock)


Maracujá (Foto: Thinkstock)
 
Entre as frutas, sem dúvida a mais indicada para melhorar o sono é o maracujá, que contém alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves. A dica é consumi-lo na salada, como sobremesa ou suco. Neste último, a nutricionista ensina um segredo: no lugar da água, adicionar um chá com efeito terapêutico (com uma das ervas acima). "Por exemplo, faça um chá de hortelã deixe gelar e bata com o maracujá".
 
4. Proteínas leves
 

Salmão (Foto: Thinkstock)

Salmão (Foto: Thinkstock)


Salmão (Foto: Thinkstock)
 
Alguns alimentos da família das proteínas também possuem triptofano, esse amionácido que promove neurotransmissores reguladores do sono. O mais bacana é que são comidas que fazem bem para a sua dieta, como frutos do mar, peixes e peito de peru. Além disso, o triptofano também está presente nos laticínios e é indicado para prevenir a depressão.
 
5. Temperos exóticos
 

Temperos exóticos (Foto: Thinkstock)

Temperos exóticos (Foto: Thinkstock)


Temperos exóticos (Foto: Thinkstock)
 
Não podemos dizer que exista algum tempero " sonífero", mas alguns deles têm propriedades calmantes, segundo Cátia, como o manjericão e a hortelã. Portanto, pode abusar deles na hora de jantar. Agora, há alguns temperos que precisam ser evitados à noite, pois ao contrário do manjericão e da hortelã, eles são estimulantes que interferem na qualidade do sono. "São eles: gengibre, cúrcuma, mostarda, canela, curry e pimenta", finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »